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 Stress, suporte social, optimismo e saúde em estudantes de enfermagem em ensino clínico
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1122

title: Stress, suporte social, optimismo e saúde em estudantes de enfermagem em ensino clínico
authors: Custódio, Susana Margarida Rodrigues
advisors: Pereira, Anabela Maria de Sousa
Seco, Graça Maria dos Santos Batista
keywords: Psicologia individual
Psicopatologia
Stresse (Psicologia)
Ensino da enfermagem
Alunos do superior
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O stress é um processo presente nas vivências do quotidiano dos indivíduos com implicações a nível do seu bem-estar e saúde. No caso específico dos estudantes de Enfermagem, o ensino clínico tem sido identificado como uma componente de formação geradora de elevados níveis de stress. O presente estudo tem como principal objectivo analisar as inter-relações que se estabelecem entre a percepção de situações de stress, saúde, coping, suporte social, auto-estima e optimismo-pessimismo. Pretende-se construir e validar dois instrumentos, um de avaliação das situações indutoras de stress em ensino clínico de Enfermagem (ECE) e outro de avaliação dos sintomas de stress. Outro objectivo consiste em traduzir e adaptar duas escalas, uma de avaliação da auto-estima e outra do optimismo-pessimismo. Pretende-se ainda estudar referidos constructos em função de variáveis sócio-demográficas e de caracterização do ensino clínico realizado. O estudo desenvolvido, de natureza quantitativo, correlacional e transversal, baseou-se numa amostra de 1283 estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem, de cinco Escolas Superiores de Saúde da Região Centro de Portugal. Foi utilizado um protocolo de investigação constituído por 7 instrumentos: Caracterização sócio-demográfica e do ECE, Escala de Stress em ECE, Escala de Sintomas de Stress, Questionário de Estratégias de Coping, Escala de Satisfação com o Suporte Social, Escala de Auto-Estima e Escala de Optimismo-Pessimismo. Os resultados obtidos sugerem que, ao nível das escalas, tanto as construídas no âmbito deste trabalho, como as traduzidas apresentam validade e valores satisfatórios ao nível da fidelidade, constituindo-se então como instrumentos adequados e úteis para o estudo dos constructos em questão. As situações percebidas como geradoras de maior stress referem-se à avaliação, aspectos pessoais e gestão do tempo e do trabalho. Em termos de sintomas de stress, os mais frequentes são de natureza física e cognitivoemocional. Em termos de estratégias de coping, os estudantes parecem recorrer com mais frequência às estratégias centradas nos problemas. Os estudantes da nossa amostra referem uma maior satisfação a nível do suporte social com a intimidade e evidenciam níveis positivos em termos de autoestima e optimismo. O sexo dos estudantes, o ano de frequência do curso e variáveis de caracterização do ECE exercem um efeito diferencial nas problemáticas em estudo. Consideramos que a identificação das situações indutoras de stress em ECE, bem como a avaliação dos seus efeitos na saúde dos estudantes e a compreensão dos mecanismos de coping podem contribuir para o desenvolvimento de programas de gestão e controlo do stress que os capacitem para transformar os desafios em potenciais situações de desenvolvimento pessoal, social, académico e profissional.

Stress is a process, which is present in the daily experiences of the individuals with implications at their well-being and health levels. In the specific case of nursing students, clinical teaching has been identified as a training component, which originates high levels of stress. The main objective of the current study is to analyze the relationships established between the perception of stressful situations, health, coping, social support, self-esteem and optimism. It is intended to develop and validate two instruments, one assessing the situations that induce stress in nursing clinical teaching (NCT) and another one evaluating the stress symptoms. A further objective is to translate and adapt two scales, one measuring the selfesteem and another one the optimism-pessimism. It is also deliberate to study these constructs in terms of socio-demographic variables and the characteristics of the conducted clinical teaching. The developed study, of quantitative, correlational and transversal nature, was based on a sample of 1283 students of the Nursing Degree Course, from five Health Superior Schools of the Central Region of Portugal. It was used a research protocol which consists of seven instruments: Sociodemographic and NCT characterization, Stress Scale in NCT, Symptom Scales of Stress, Coping Strategies Questionnaire, Scale of Satisfaction with the Social Support, Self-Esteem Scale and Optimism-Pessimism Scale. The obtained results suggest that, in terms of scale, both the constructed in this work, as well as the translated exhibit validity and acceptable values in terms of fidelity, being considered suitable and useful for the study of the constructs in question. The situations considered as the source of greater stress are correlated to the assessment, personal aspects and time and work management. In terms of stress symptoms, the most common are of physical and cognitive-emotional nature. In terms of coping strategies, students seem to resort more often to strategies focused on problems. Our sample students report a higher level of contentment with social support and intimacy and illustrate positive levels in self-esteem and optimism terms. The students’ gender, the course’s year and characterization variables of the NCT have a differential effect on the problems being studied. We believe that the identification of the situations that induce stress in NCT, as well as the assessment of their effects on the students’ health and the understanding of coping mechanisms may contribute to the development of management and stress control programmes that enable them to transform challenges into potential situations of personal, social, academic and professional development.
description: Doutoramento em Psicologia
URI: http://hdl.handle.net/10773/1122
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