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 Adolescente e vínculo parental : (des)continuidade entre família e escola
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1119

title: Adolescente e vínculo parental : (des)continuidade entre família e escola
authors: Rocha, Hilda Maria Pereira da
advisors: Pinho, Luís de Jesus Ventura de
keywords: Psicologia social
Sociologia da educação
Papel da família
Relações escola-família
Relações pais-filhos
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A família representa uma forte instituição social, responsável em larga medida, pela estruturação de valores e comportamentos dos membros que a compõem. Neste sentido, o estudo da vinculação parental em adolescentes, contribui fortemente para a compreensão da origem e dos efeitos no desenvolvimento, dos padrões de relacionamento que se estabelecem ao longo da trajectória desenvolvimental do indivíduo, que em paralelo com a escola, se torna determinante numa etapa tão importante da vida como é a adolescência. A presente investigação teve como finalidade estudar as relações que na escola se podem estabelecer entre professores, pais e alunos (adolescentes), analisando a influência da interacção do vínculo parental no desenvolvimento pessoal e escolar destes últimos. Pretende-se também deste modo, verificar como se correlacionam as variáveis estatuto sócio-económico familiar, faixa etária dos alunos e resultados escolares, com a variável vinculação parental no percurso educativo do adolescente (período neste estudo, compreendido entre os Segundo e Terceiro Ciclos). A investigação efectuada procurou acentuar a pertinência e a necessidade de uma postura interpretativa dos comportamentos e fenómenos sociais, tendo como um dos seus princípios, reforçar a intencionalidade em identificar a forma como as pessoas experienciam e interpretam o mundo social no qual acabam por participar e construir interactivamente. Com este propósito, foram recolhidas opiniões em cinco escolas dos Segundo e Terceiro Ciclos do Ensino Básico do Distrito de Aveiro, através de dois questionários dirigidos a adolescentes, a Escala de Avaliação da Vinculação em Adolescentes, adaptada por Ribeiro, J. e Sousa, M. (2002) e a Escala do Inventário de Percepções Adolescentes adaptada, por Fleming, M. (1993), tendo ainda sido recolhidos dados nos processos individuais dos alunos. Os resultados descritos na última parte, de uma maneira geral, salientam que o vínculo parental influencia significativamente o processo e os resultados escolares dos adolescentes, assinalando no entanto, algumas discrepâncias quanto à frequência, à forma e à importância que os mesmos atribuem à vinculação parental, tendo em conta o estatuto sócio-económico e a idade em questão. Os pais revelaram ainda, diferentes formas de percepcionar a escola e de entender o seu código, realçando-se assim, a importância e a necessidade do diálogo entre a escola e a família, de forma a inferir mudança de atitudes e práticas, impondo-se nesta perspectiva a necessidade de regularização da comunicação entre estas duas entidades. ABSTRACT: The family represents a strong social institution, responsible in measured looseness, for the structuring of values and behaviours of the members who compose it. In this direction, the study of parental attachment among adolescents, contribute greatly to understanding the origin and effects on development, the patterns of relationships that are established along the developmental trajectory of the individual, in parallel with the school, becomes a determinant stage of life so important as a teenager. This research was designed to study the relationships that the school can be established the influence of parental bonding interaction of the personal and educational development of the latter. It is also intended that way, see how the variables correlate parter-economic status family, age of the students at school, with the variable binding in parental educational outcomes of adolescents (in this study period, between the Second and Third Cycles). Investigations sought to emphasize the relevance and need for an interpretive stance of behavior and social phenomena, and as one of its principles, to strengthen the intent of identifying how people experience and interpret the social world in which ultimately participate and build interactively. To this end, opinions were collected in five schools in the Second and Third Cycles of Basic Education in the District of Aveiro, through two questionnaires aimed at adolescents, the Escala de Avaliação da Vinculação em Adolescentes, adapted by Ribeiro, J. and Sousa, M. (2002), and the Escala do Inventário de Percepções Adolescentes, adapted by Fleming, M. (1993), and has been collected in the individual processes of the students. The results described in the last part, in general, indicate that the parental attachment significantly influences the process and the educational achievement of adolescents, noting however, some discrepancies in the frequency, form and the importance that they attach to the parental binding taking into account the parter-economic status and age in question. Parents also revealed different ways of perceiving the school and understand your code, thus highlighting the importance and necessity of dialogue between schools and families in order to infer changes in attitudes and practices, to impose this perspective the need to formalize the communication between these two entities.
description: Doutoramento em Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/1119
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