DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Teses de doutoramento >
 Lideranças nas organizações escolares : estudos de caso sobre o desempenho dos presidentes dos agrupamentos de escolas
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1113

title: Lideranças nas organizações escolares : estudos de caso sobre o desempenho dos presidentes dos agrupamentos de escolas
authors: Bexiga, Fernando Luís Monteiro
advisors: Costa, Jorge Adelino
keywords: Ciências da educação
Administração escolar
Liderança
Estudos de caso
issue date: 2009
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Desde há mais de um século que o estudo da gestão ocupa um lugar de relevo no campo da investigação movimentando o mundo das organizações no sentido do aumento da produtividade e da qualidade dos serviços prestados. Se é certo que a economia influencia a educação, também esta influencia todo o desenvolvimento económico, social e cultural. Com efeito, sobre a Escola exercem-se crescentes pressões tentando promover o aumento da qualidade do serviço educativo prestado, tornando-se cada vez mais importante reflectir sobre a problemática da organização escolar e, por consequência, da sua liderança, dada a importância que esta assume nos contextos educativos. Embora plasmada na produção normativa, a liderança não tem sido objecto de aprofundados estudos e reflexão. Com a presente investigação, que denominamos Lideranças nas Organizações Escolares – Estudos de caso sobre o desempenho dos Presidentes dos Agrupamentos de Escolas, pretendemos perceber a opinião dos docentes acerca do desempenho dos seus gestores e dos processos de liderança postos em prática enquanto factores determinantes das organizações escolares de sucesso. Para tal começámos por analisar a administração e gestão das escolas em Portugal e as suas transformações legislativas nas últimas décadas para, de seguida, procedemos à revisão da literatura sobre as questões da liderança, sem esquecer as suas ligações com a problemática da análise organizacional e das teorias da administração. No sentido de dar maior consistência e argumentação à reflexão sobre a temática da liderança em Portugal debruçámo-nos ainda sobre a colegialidade docente e a sua importância no desenvolvimento da gestão e da liderança nas escolas portuguesas. Em termos metodológicos, optámos por estudos de caso no âmbito dos quais aplicámos um inquérito por questionário aos docentes dos três Agrupamentos de Escolas seleccionados, entrevistámos os Presidentes dos Conselhos Executivos e elementos dos órgãos de gestão intermédia de cada uma destas organizações escolares. Os dados foram apresentados e discutidos tendo como referencial o quadro teórico proposto, identificaram-se os modos de desempenho e de liderança dos Presidentes dos Agrupamentos em análise, constituindo aspecto fundamental a ter em conta nesta investigação a importância que a colegialidade docente assume nos modos de gestão e de liderança das nossas escolas.

For more than a century the study of Management has played an important role in the research field within the world regarding the increase of productivity and the quality of its services. If it is certain that economics has influence on education it is also certain that education has influence on economic, social and cultural development. Actually School is under pressure in order to improve the quality of the educative service and so it becomes more and more important to discuss the school organization issue and therefore the school leadership, considered as the main guidance that, although expressed in legal documents, has not been object of deep studies yet. With the present investigation, which we named as Leaderships in School Organizations – Case Studies on the schools’ Presidents of Executive Councils performance , we intended to understand the teachers’ opinion about their managers and leadering processes, considering them determinant for the success of school organizations. We started by analysing the administration and management in Portuguese schools and administrative changes during the last decades. Then, we proceeded to the literature review about the leadership questions without forgetting it´s relationships with the problematic of the organizational analysis and the administration theories. In order to reinforce the reflection on the school leadership in Portugal we considered the teaching collegiality and its importance in the development of the leadership and management in the Portuguese schools. In methodologies’ terms we choose case studies by an inquiry applying questionnaires to the teachers of the three selected Schools, we interviewed their Presidents of Executive Councils and other elements from the intermediate management structures of each one. The data were presented, analysed and discussed according to the previous theoretic concepts. We identified the principal’s ways of performance and leadership of each group in analysis, being a fundamental aspect in this investigation, the importance that teacher’s collegiality assumes in the ways of school’s management and leadership.
description: Doutoramento em Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/1113
appears in collectionsUA - Teses de doutoramento
DE - Teses de doutoramento

files in this item

file description sizeformat
2010000277.pdf2.23 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2