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 Programa de promoção de competências pessoais e sociais : um estudo no ensino superior
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1109

title: Programa de promoção de competências pessoais e sociais : um estudo no ensino superior
authors: Dias, Maria Isabel Pinto Simões
advisors: Pereira, Anabela Maria de Sousa
keywords: Psicologia da educação
Alunos do superior
Educadores de infância
Competências fundamentais
Desenvolvimento de competências
issue date: 2008
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O Programa de Promoção de Competências Pessoais e Sociais: um Estudo no Ensino Superior, tem como objectivo principal a construção, implementação e avaliação da eficácia de um programa de promoção de competências. Este projecto de investigação identifica competências pessoais e profissionais em Educação de Infância; retrata o processo de construção e validação do Questionário de Competências Pessoais e Profissionais em Educação de Infância (QCPPEI); identifica características de estudantes do Ensino Superior e profissionais em Educação de Infância com base no QCPPEI; dá a conhecer os procedimentos de concepção, aplicação a estudantes do ensino superior e avaliação da eficácia do Programa de Promoção de Competências Pessoais e Profissionais em Educação de Infância (PPCPPEI). Recorrendo a uma metodologia qualitativa e quantitativa, foram realizados três grandes estudos: Estudo 1: Identificação de competências em Educação de Infância (N=8); Estudo 2: Construção/validação do QCPPEI e comparação entre grupos (N=235) e Estudo 3: Construção, aplicação e avaliação da eficácia do PPCPPEI (N=116). O modelo de investigação para a avaliação da eficácia deste programa de intervenção é do tipo quasi-experimental, envolvendo um grupo experimental e um grupo de controlo, os quais são avaliados antes e depois da aplicação do programa através do QCPPEI e do BDI-II (Inventário Depressivo de Beck). Considera a avaliação inicial, contínua, final e retrospectiva. Utiliza o programa SPSS para a análise estatística. Os resultados salientaram a validade e fidelidade do instrumento QCPPEI, bem como a adequabilidade do programa PPCPPEI que contribui para o desenvolvimento das competências que se propôs trabalhar: auto/conhecimento/auto-conceito/auto estima; comunicação interpessoal; gestão da agenda pessoal; trabalho em equipa; resolução de problemas; observação/avaliação; planificação e reflexão. As diferenças estatisticamente significativas entre sujeitos do grupo experimental e grupo de controlo, sugerem a eficácia desta proposta de intervenção. O PPCPPEI optimiza o desenvolvimento psicológico dos participantes, envolvendo-os de forma intencional, sistemática e dinâmica. Contribui para o bem-estar pessoal e profissional e conduz a uma reflexão aprofundada acerca da complexidade do processo de formação em Educação. Incentiva uma intervenção deste cariz como meio de promoção do desenvolvimento do estudante do ensino superior. ABSTRACT: We are presenting a research project that focuses on the construction, implementation and evaluation of how a programme may be efficient to promote certain competences. In it, personal and professional competences concerning Childhood Education are identified. We construct and validate the Questionnaire about Personal and Professional Competences in Childhood Education (QPPCCE). We identify characteristics of University students and Childhood Education professionals. We conceive, apply and evaluate the efficiency of the Programme towards the Promotion of Personal and Professional Competences in Childhood Education (PPPCCE) with higher education students. This research takes into account qualitative and quantitative methodologies. We have done three main studies: Study 1: Identification of competencies in childhood education (N=8); Study 2: Construction and validation of a questionnaire and comparison of the results among groups (N=235); Study 3: Construction, application and evaluation of a programme (N=116). In order to evaluate the efficiency of this intervention programme, the research models are of a quasi-experimental type, involving a target group and a control group evaluated before and after the PPPCCE through QPPCCE and BDI-II (Beck Depression Inventory). We also take into account the initial, continuous, final and retrospective evaluation. Its statistical procedures include descriptive and inferential statistics. After analysing the results we arrived at the conclusion that the PPPPCCE contributes for the development of the competences aforementioned: selfknowledge/ self-concept/self-esteem; interpersonal communication; management of a personal agenda; team work; problem solving; observation/evaluation; planning and reflection. The significant statistical differences between groups suggest the efficiency of this intervention. It also contributes for the personal and professional well-being and leads to a profound reflection about the complexity of the initial training process in Education. It suggests that intervention programmes can be important to higher student development.
description: Doutoramento em Psicologia
URI: http://hdl.handle.net/10773/1109
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