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 Educação, trabalho e família : trajectórias de diplomados universitários
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1105

title: Educação, trabalho e família : trajectórias de diplomados universitários
authors: Gonçalves, Maria Manuela Bento
advisors: Martins, António Maria
issue date: 2007
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O trabalho que agora se apresenta constituiu uma análise articulada das relações entre a universidade, o trabalho e a família, com incidência nos processos que determinam e permitem compreender a inserção social dos diplomados universitários. Assim definida, esta problemática foi estruturada em dois eixos principais, correspondentes às vias de organização da vida dos indivíduos na sua passagem para a condição adulta. O primeiro eixo, relativo à transição da escola para o trabalho, diz respeito aos processos de inserção profissional vividos pelos diplomados; o segundo eixo, referente à passagem da família de orientação para a família de procriação, remete para os processos de inserção familiar experimentados pelos indivíduos. De forma específica, foi nosso objectivo conhecer, descrever e compreender as configurações da inserção social dos diplomados universitários, equacionando os factores sociais, económicos e culturais que a moldam e, igualmente, a importância, o papel e o lugar nela desempenhado pela educação universitária. Com a finalidade de tornar mais clara a multidimensionalidade subjacente aos processos de inserção social, construímos as trajectórias sócio-profissionais dos diplomados, que permitiram objectivar as formas individuais e colectivas que eles assumem, dado consistirem na descrição e análise dos tempos e das formas dos diferentes acontecimentos, da interacção entre os diversos papéis sociais assumidos e do impacto que de cada etapa sobre as seguintes. A pesquisa realizada com base neste objecto de estudo foi conduzida através de uma perspectiva sociológica, com o contributo de outras áreas do saber com relevância para o aprofundamento das diversas temáticas que dele se desprendem, e com base no método hipotético-dedutivo. ABSTRACT: The following work has been an articulate analysis of the relations between university, work and family, focussing on the processes that determine and help to understand the social insertion of the graduated students. The problematic issue is structured in two main axes, corresponding to the ways the individuals’ life were organized on their transition to adulthood. The first axis, relating to the passage from school to work, is about the professional insertion experienced by the graduates; the second axis, referring to the passage from guiding family to the breeding family, is about family insertion processes experienced by individuals. In a specific way, it has been our purpose to know, describe and understand the features of the social insertion of the graduates, taking into account the social, economical and cultural factors that shape it and also the the importance, role and place of university education. Aiming at clarify the underlying multi-dimensionality to the processes of the social insertion, we have put up the socio-professional trajectory of the graduates. This has made it possible to objectify the individual and collective shapes that have been assumed, consisting in the description and analysis of the times and forms of the different events, of the interaction between the different social roles assumed and the impact that each stage has had on the following one. The research done on this study object basis has been led in a sociological perspective, with the contribution of other knowledge areas relevant to the deepening of the diverse themes that can derive from it, and based on the hypothetic-deductive method.
URI: http://hdl.handle.net/10773/1105
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