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 Sono, sucesso académico e bem-estar em estudantes universitários
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1103

title: Sono, sucesso académico e bem-estar em estudantes universitários
authors: Gomes, Ana Cardoso Allen
advisors: Tavares, José
Azevedo, Maria Helena Pinto de
keywords: Estudantes
Ciclo do sono
Sucesso escolar
Rendimento dos alunos
issue date: 2006
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Enquadramento: Investigação laboratorial aponta para um papel do sono no desempenho, mas poucos estudos se interessam pelas relações entre sono e funcionamento académico de estudantes nos contextos do dia-a-dia. Em Portugal não existem estudos sobre sono e sucesso no ensino superior. Objectivos: caracterização de padrões de sono-vigília e do tipo diurno numa grande amostra de estudantes universitários; estudo das associações daqueles com parâmetros do funcionamento e rendimento académico dos estudantes. Métodos: Participaram 1654 estudantes “a tempo inteiro” (55% F; 17-25 anos, M = 19.98±1.65), dos 1º-3º anos de 18 licenciaturas da Universidade de Aveiro, estudados em altura de aulas; 349 (3º ano) foram inquiridos numa época de avaliações. Foram desenvolvidos dois questionários de auto-resposta sobre padrões de sono, em tempo de aulas e em época de exames; foram incluídos itens sobre aspectos académicos, de estilo de vida e bem-estar. Usaram-se instrumentos já adaptados ao país para medir o tipo diurno e o neuroticismo. O rendimento foi medido através da nota final obtida a uma disciplina no termo do semestre. Resultados: Em período de aulas, os horários de sono tendem a ser mais tardios que os de estudantes universitários latino-americanos, mas mais avançados que os de norteamericanos. As durações de sono parecem ligeiramente superiores às de universitários de outros países, mas 45% apenas dorme o suficiente no máximo 1-2 noites / semana; 13% considera ter um problema de sono. Para 43% os hábitos de sono modificaram-se muito / muitíssimo desde o secundário e 27% julga que os seus hábitos de sono prejudicam o rendimento académico. Análises de variância apontaram para associações significativas de padrões de sono com indicadores de bem-estar e com a nota final. Em especial, menor Dificuldade de Sono, maior frequência de Sono Suficiente e maior matutinidade, associaram-se a médias mais favoráveis em indicadores de bem-estar e a melhor nota no termo do semestre, independentemente do neuroticismo. Na análise de regressão stepwise o Índice de Dificuldade de Sono e a obtenção de Sono Suficiente mantiveram-se significativamente associados ao rendimento académico na presença dos preditores assiduidade às aulas teóricas, rendimento escolar prévio e saídas à noite, ao passo que outras variáveis de sono, académicas, de bem-estar e de estilo de vida, deixaram de mostrar correlações significativas. Análises de regressão hierárquica indicaram que a associação entre Tipo Diurno e rendimento académico é indirecta, mediada pela assiduidade às aulas teóricas (menor nos vespertinos). A Dificuldade de Sono em época de avaliações associou-se significativamente aos indicadores de bem-estar. Conclusão: O bem-estar e o rendimento académico de estudantes universitários associam-se a padrões de sono. O sono e as características individuais associadas devem, portanto, ser tidos em conta nos processos de diagnóstico e intervenção no ensino superior.

Background: Controlled studies report associations between sleep and performance. However, research about sleep and academic performance, in natural educational environments, has received little attention. There are no Portuguese studies about sleep and academic success in higher education. Aims: to describe sleep-wake patterns and diurnal type in a large sample of university students; to find out whether relationships exist between them and several dimensions of student functioning. Methods: Participants were 1654 full time students (55% F; aged 17-25 yr, M = 19.98±1.65), 1st-3rd years, from 18 undergraduate degrees at the University of Aveiro (Portugal); 349 (3rd year) were studied during end-of-semester examinations. Two self-response questionnaires on sleep-wake patterns, for administration during the semester and the final exams period, were developed; academic, lifestyle and well-being items were included. Diurnal type and neuroticism were measured through available Portuguese versions of widely used instruments. As a measure of academic achievement, a final grade for each student was collected at the end of the semester. Results: Sleep-wake schedules in our students tended to be delayed when compared to undergraduates from Latin America countries, and advanced when compared to USA students. Sleep durations seemed slightly higher when compared to university samples in general from other countries. However, 45% usually slept enough 1-2 nights, or less, per week; 13% believed to have a sleep problem. For 43%, sleep has changed much or very much since high school; 27% felt their sleep habits have been detrimental for academic achievement. Associations of several sleep patterns during the semester with well-being indicators and final semester grade were significant, independently from neuroticism, as shown by analyses of variance. Specially, lower Sleep Difficulty, higher weekly frequency of Enough Sleep, and higher Morningness, were related with better mean scores on well-being indexes and with higher grades at the end of the semester. In a stepwise regression analysis, Sleep Difficulty and Sleeping Enough remained significantly associated with grades in the presence of other significant predictors: past academic achievement, class attendance, and night outings. Associations of other sleep, academic, well-being and lifestyle variables, with academic achievement, lost significance in stepwise regression. A hierarchical regression analysis suggested that the relationship between Diurnal Type and academic achievement was mediated by class attendance (lower in evening oriented subjects). During end-of-semester exams, there were significant associations between Sleep Difficulty and well-being indexes. Conclusion: Well-being and academic achievement of university students are associated with sleep-wake patterns. It is suggested that sleep and individual related characteristics should be considered in diagnosis and intervention processes in higher education.
description: Doutoramento em Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/1103
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DE - Teses de doutoramento

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