Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/11001
Title: Técnicas de análise em contextos de videojogos: o motor source
Author: Soares, António Celso Adrião
Advisor: Veloso, Ana
Mealha, Óscar
Keywords: Comunicação multimédia
Videojogos
Usabilidade: Avaliação
Interface homem-máquina
Defense Date: 11-Dec-2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Para muitos videojogos, durante o processo de desenvolvimento, um dos aspetos mais importantes no desenvolvimento de produtos é a supervisão (avaliação de usabilidade). Sem esta avaliação, pode acontecer que certos problemas relacionados com a conceção e/ou usabilidade do videojogo estejam presentes no primeiro contacto do jogador com o jogo. Daí ser importante analisar e avaliar um videojogo antes de ser lançado para o mercado, nomeadamente com métodos alternativos aos métodos clássicos de avaliação de aplicações digitais. Com este projeto pretende-se contribuir na melhoria da análise de videojogos. Nomeadamente na identificação dinâmica de elementos cénicos dum jogo, que estão a ser visualizados pelo jogador em tempo real. Para que isto seja possível, será necessário criar uma arquitetura de análise de videojogos para sustentar todo o processo. Este processo irá passar pelo uso do Source SDK e do eye tracker até à apresentação final dos resultados que serão apresentados a partir de uma aplicação, designada por “GAMEYE app” que será desenvolvida para o efeito em Flash.
For many video games, during the development process, one of the most important aspects in product development is the supervision process (usability evaluation). Without this evaluation it may happen that certain problems related to the design and/or usability of the videogame are present in the first contact of the player with the game. Hence, it is important to analyse and evaluate a video game before being released to the market, particularly with alternative methods to traditional methods used in the evaluation of digital applications. This project aims to contribute in improving the analysis of video games. Particularly, in identifying scenic elements of a dynamic game, which are being viewed by the player in real-time. To make this possible, an architecture for analysing video games to support the whole process is needed. This process will be based on the use of the Source SDK and an eye tracker, up to the final presentation of results that will be presented using an application, called "GAMEYE app" that will be developed for this purpose in Flash.
Description: Mestrado em Comunicação Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10773/11001
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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