Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10974
Title: Vinhos portugueses: fatores críticos de sucesso: internacionalização
Author: Leite, Miguel Bessa da Costa
Advisor: Gonçalves, Francisco Nuno Rocha
Keywords: Indústria vinícola
Enoturismo
Exportações: Marketing
Mercados internacionais
Economia portuguesa
Vinho
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Este estudo, através da consulta de literatura sobre o setor dos vinhos e por visitas a adegas e feiras de vinhos, é um contributo para um melhor conhecimento do setor dos vinhos. O setor dos vinhos é um setor muito importante para o desenvolvimento da economia do nosso do país, e, por esse motivo, o estudo pretende identificar alguns dos fatores críticos de sucesso, nomeadamente ao nível das exportações. O principal objetivo, ao nível das exportações, consiste em gerar mais valor para o setor dos vinhos, pela via da aposta na publicidade, do melhoramento da imagem, do marketing e pelo reforço da promoção dos tradicionais mercados de exportação com potencial aumento de consumo. Houve ainda a necessidade de identificar uma estratégia para os mercados de exportação mais maduros, que apostasse na promoção de vinhos nacionais de maior qualidade, sempre focada para determinados nichos de mercados, e que associasse a componente turística ao setor dos vinhos .
This study, by consulting the literature on the wine industry and visits to wineries and wine fairs, is a contribution to a better knowledge of the wine industry. The wine industry is a very important sector for the development of the economy of our country, and for that reason, the study aims to identify some of the critical success factors, particularly in terms of exports. The main objective, the level of exports, is to generate more value for the wine industry, through increased advertising, image enhancement, marketing and promotion by the reinforcement of traditional export markets with the potential increase in consumption. There was still a need to identify a strategy for export markets mature, they bet on the promotion of national wines of higher quality, always focusing on certain niche markets, and that associate the tourism component to the wine industry.
Description: Mestrado em Contabilidade - Auditoria
URI: http://hdl.handle.net/10773/10974
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
ISCA-UA - Dissertações de mestrado

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