Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/10969
Title: | A integração didática das TIC numa sala de 1º CEB: estudo de caso |
Author: | Rodrigues, Maria do Rosário da Silva |
Advisor: | Moreira, António |
Keywords: | Tecnologia da educação Tecnologias da informação e da comunicação Ensino básico 1º ciclo Estratégias da aprendizagem Ensino assistido por computador Internet: Segurança Desenvolvimento das competências |
Defense Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Nos últimos anos houve um investimento nacional para disponibilizar
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas escolas
portuguesas o que, previsivelmente, facilitaria a utilização destas
tecnologias em contexto de sala de aula. Paralelamente ao
investimento em equipamento houve também alguma formação
contínua de professores com o objetivo de os dotar de competências
didáticas para a integração curricular das TIC.
Neste contexto pareceu-nos muito pertinente desenvolver um estudo
que permitisse contribuir para a reflexão sobre a integração didática das
TIC no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Assim, fez-se um estudo
de caso com características etnográficas na sala de aula de um
professor deste ciclo de ensino, habitual utilizador das TIC, que tem
vindo a desenvolver projetos com os alunos e as tecnologias em sala
de aula. O trabalho de terreno decorreu nos anos letivos de 2009/2010
e 2010/2011 com o objetivo de tentar inferir sobre as vantagens da
integração educativa das TIC não só nos resultados escolares dos
alunos mas também no desenvolvimento das suas competências
tecnológicas. Uma metodologia orientada para projetos e enriquecida pela utilização
ubíqua das tecnologias, por grande parte dos alunos, teve efeitos
positivos no seu desempenho escolar. A turma possuía um historial
escolar irregular, mas o empenho no trabalho diário permitiu que
terminasse o ano letivo com resultados favoráveis para todos os
alunos. Para além dos resultados escolares, os alunos desenvolveram
competências para a sociedade do conhecimento, revelando
capacidade de trabalho em grupo e respeito pela opinião de cada um
dos elementos, assim como competências de comunicação, seleção,
organização e produção de informação. A utilização assídua das
tecnologias permitiu também que os alunos desenvolvessem
competências de utilização segura da Internet.
O sucesso deste trabalho permite-nos pensar que deviam ser criadas
condições de acesso a computadores de baixo custo para os alunos
cujos professores desejassem desenvolver um trabalho assíduo e
regular de utilização didática das tecnologias. Esta recomendação
torna-se particularmente pertinente para os alunos pertencentes a
famílias sem acesso a tecnologias. In recent years there has been a national investment to provide Information and Communication Technologies (ICT) in Portuguese schools that, predictably, will facilitate the use of these technologies in the classroom context. In parallel with investment in equipment there was also some teacher training in order to provide them with skills for the integration of ICT into the curriculum. In this context it seemed very appropriate to undertake a study that allowed contributing towards the reflection on the teaching integration of ICT in Primary Schools. Thus, we developed a case study with ethnographic characteristics in the classroom of a teacher of this cycle of education, a regular user of ICT, who has been developing projects with students and technology in the classroom. The study of the teacher’s work with their students took place in the school years of 2009/2010 and 2010/2011 and was the starting point for trying to infer about the advantages of the educational integration of ICT, not only in educational attainment of students but also in developing their technological skills. A project-oriented methodology enriched with the use of ubiquitous technologies, by many of the students, had positive effects on school performance. The class had an irregular school history, but day after day the commitment to work allowed finishing the school year with favorable results for all students. In addition to academic performance, the students developed skills for the knowledge society revealing teamwork skills and respect for the opinion of each of the elements as well as communication, selection, organization and information production skills. The diligent use of technology also enabled students to develop skills for the safe use of the Internet. The success of this work allows us to think that access to low-cost computers should be made available for students whose teachers want to develop work with frequent and regular use of teaching technologies. This recommendation is particularly relevant for students from families who do not have access to the technologies. |
Description: | Doutoramento em Multimédia em Educação |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/10969 |
Appears in Collections: | UA - Teses de doutoramento DEP - Teses de doutoramento |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.