DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Dissertações de mestrado >
 O uso de uma Wiki no desenvolvimento de competências de escrita no 1º CEB
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1079

title: O uso de uma Wiki no desenvolvimento de competências de escrita no 1º CEB
authors: Rodrigues, Vânia Gomes
advisors: Martins, Filomena Rosinda de Oliveira
Loureiro, Maria José
keywords: Ensino multimedia
Tecnologia da informação
Ensino assistido por computador
Ensino da escrita
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Este estudo, elaborado a partir de um projecto de intervenção com uma turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), aborda a temática do ensino da escrita (dimensão textual) com recurso às TIC, mais concretamente com a utilização de uma ferramenta Web 2.0 – Wiki. O estudo tem por base pressupostos teóricos que fundamentam o desenvolvimento de competências para o século XXI e de diferentes literacias, nomeadamente a literacia digital. Apresenta-se a escrita e as competências tecnológicas como competências essenciais para a vida em sociedade e para o sucesso dos indivíduos. Com base no pressuposto de que a utilização de uma Wiki poderá concorrer para o desenvolvimento de competências de escrita no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), foram concebidas, implementadas e avaliadas diferentes actividades de produção textual em torno da escrita colaborativa de uma fábula. Trata-se de um estudo de cruzamento entre uma metodologia de estudo de caso e a investigação-acção, em sala de aula do 1.º CEB. Os dados a analisar foram recolhidos através de questionários, observação participante e registos escritos dos alunos (produções textuais), sendo posteriormente analisados segundo categorias por nós estabelecidas. Os resultados mostram que os alunos, de uma forma geral, tomaram consciência da importância das diferentes fases do processo de escrita de um texto (narrativo), tendo melhorado as suas produções iniciais com recurso a uma Wiki. ABSTRACT: This study, drawn from an intervention project with a class of one Elementary School, addresses the topic of teaching writing using ICT, and specifically the use of a tool Web 2.0 - Wiki. The study is based on theoretical assumptions that underline the development of skills for the twenty-first century and different literacies, including digital literacy. It presents the writing and technological skills as key competences for life in society and to the success of individuals. Based on the assumption that the use of a Wiki will contribute to the development of skills in writing at the Elementary School were designed, implemented and evaluated different production activities around the text written in a collaborative fable. This is a study of cross between a methodology of case study and action research in a classroom of the Elementary School. The test data were collected through questionnaires, participant observation and written records of students (textual productions), and subsequently analyzed according to categories established by us. The results show that students in general, have realized the importance of the different stages of writing a text (narrative), has improved the initial productions using a Wiki.
description: Mestrado em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/1079
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
2010001064.pdf7.29 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2