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 Acção das emoções no desenvolvimento do indivíduo e na saúde: implicações para a qualidade da vida e o bem-estar
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/10730

title: Acção das emoções no desenvolvimento do indivíduo e na saúde: implicações para a qualidade da vida e o bem-estar
authors: Martins, Maria da Conceição Almeida
advisors: Pereira, Anabela Maria de Sousa
keywords: Emoções
Processos cognitivos
Qualidade de vida
Desenvolvimento individual
Saúde
issue date: 2004
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Numa perspectiva integradora do Ser Humano, verifica-se a preocupação dos investigadores e estudiosos de várias áreas do saber, em estabelecer e explicar uma relação estreita e intrínseca entre a génese das emoções e os seus efeitos na saúde/doença e no desenvolvimento afectivo- cognitivo do, aspectos que vão ter implicações na Qualidade de Vida e Bem-estar dos Indivíduos. Sendo assim, o presente estudo empírico foi realizado em doentes crónicos, Insuficientes Renais Crónicos Terminais, uma vez que saúde/doença não são processos estáticos, podendo haver períodos confortáveis de Bem-estar e uma satisfatória Qualidade de Vida. Por isso, foi objectivo da presente investigação estudar, numa perspectiva sistémica e humanista, relações entre os efeitos da acção das emoções no desenvolvimento afectivo-cognitivo e na saúde, bem-estar e Qualidade de Vida dos doentes Hemodialisados e algumas variáveis atributo, do contexto sóciodemográfico, clínico, psicológico e emocional. A nossa Amostra ficou constituída por 160 doentes e a recolha de dados foi efectuada através de um questionário, constituído por uma bateria de escalas, incluindo o questionário de saúde geral SF-36 para avaliação da Qualidade de Vida. Para o tratamento estatístico e análise de dados recorremos à estatística descritiva e analítica/inferencial e o tratamento estatístico dos dados foi efectuado através do programa de estatística SPSS, versão 10.0 (2001) for Windows. Salientam-se, como resultados mais significativos, os seguintes: - A idade, ansiedade total e extroversão são preditores da função física; O nível sócio-económico, idade ansiedade cognitiva e extroversão são preditores do desempenho físico; A ansiedade cognitiva, o tempo de hemodiálise, a idade e o sentido de responsabilidade/exigência são preditores da dor; A ansiedade somática, o tempo de hemodiálise, a extroversão e o suporte financeiro são preditores da saúde geral; A extroversão, ansiedade cognitiva, idade e suporte social total são preditores da vitalidade; O suporte social total, o Apgar familiar, a idade e a ansiedade somática são preditores da função social; O nível sócio-económico, a idade e a maturidade psicológica são preditores do desempenho emocional; O neuroticismo/estabilidade é o único preditor da saúde mental; A idade e a ansiedade total são preditores da mudança em saúde; O nível sócio-económico, a ansiedade cognitiva, a idade e a extroversão constituíram- se preditores da Qualidade de Vida geral. Com estes resultados mais significativos, pensamos ser possível e necessário incluir nos curricula escolares, do Curso de licenciatura em Enfermagem, uma disciplina de educação emocional e de educação para a saúde, tendo em vista uma formação mais eficaz dos nossos estudantes e visando a educação para a saúde dos doentes, no sentido de orientar as suas emoções e prepará-los para uma Qualidade de Vida satisfatória.

In an interrogative perspective of the Human being, we verified the concern of the studious investigators with some knowledge, in establishing and explaining a narrow and intrinsic relation enters geneses of the emotions and its effect in the health / illness and in the affective co genitive development of, aspects that have implications in the Quality of Life and Well-being of the Individuals. Being thus, the present empirical study was carried out on chronicle patients, suffering from terminal insufficiencies of renal diseases, seeing that their health is not a stationary process, and being able to have comfortable periods of Well-being and a satisfactory Quality of Life. Therefore, the objective of the present investigation was to study, in perspective a systematic and human relation between the effect of sharing emotions in an affective –co genitive development and its health, and well-being in the Quality of Life in Haemodialysis patients and its variable attributes, in the context of socialdemographics, clinical, psychological and emotional aspects. Our analyse was constructed of 160 patients and the collecting of the data was done through various questionnaires, constructed in a number of scales, including a questionnaire on general health SF-36 referent to the evaluation on the Quality of Life. For the statistical treatment and analysis of data we went for the descriptive, analytical statistics/inferential, and for the statistical treatment of the data we used statistics programme SPSS, version 10.0 (2001) - Windows. The most significant results that outstood the most were as follows: - Age, total anxiety and extroversion are predictors of the physical function; The economic level, age cognitive anxiety and extroversion are predictors of the physical performance; The cognitive anxiety, the time of haemodialysis, age and the sense of responsibility / demand are predictors of pain; The somatic anxiety, of the time of haemodialysis, the extroversion and financial support are predictors of the general health; The extroversion, cognitive anxiety, age and total social support are predictors of vitality; The total social support, the familiar Apgar, age and the somatic anxiety are predictors of the social functions; The Social-economical levels, age and psychological maturity are predictors of the emotional performance; Neuroticism/stability are the only predictor of the mental health; Age and total anxiety are predictors of change in health; The Social-economical level, cognitive anxiety, age and extroversion converted themselves into predictors of the Quality of general Life. With this most significant results, we thought be possible and necessary including in the school curricula of the nursing superior curse, a matter about emotional and health education, for a best formation of our students and for make an health education for the patients and the other persons, to teaching the orientation their emotions and to do them a satisfactory Quality of Life.

Dans une perspective intégrative de l'Être Humain, se vérifie la préoccupation des investigateurs et studieux de plusieurs secteurs du savoir, d’établir et expliquer une relation étroite et intrinsèque entre la genèse des émotions et leurs effets dans la santé/maladie et dans le développement affectif-cognitif des aspects qui puissent avoir des implications dans la Capacité de Vie et du Bien-être des Personnes. Ceci dit, la présente étude empirique a été réalisée sur des malades chroniques, Insuffisantes Rénaux Chroniques Terminaux, vu que santé/maladie n’est pas un processus statiques, pouvant y avoir des périodes confortables de Bien-être et une satisfaisante Qualité de Vie. Donc, l’objectif de la présente recherche est d'étudier, dans une perspective systémique et humaniste, des relations entre les effets de l'action des émotions dans le développement affectif-cognitif et dans la santé, le bien-être et la Qualité de Vie des malades Hemodyalisés et quelques variables attribut, du contexte sociodémografique, clinique, psychologique et émotionnel. Notre Échantillon a été constitué par 160 malades et la collecte de données a été effectuée à travers un questionnaire, constitué par une batterie d'échelles, y compris le questionnaire de santé générale SF- 36 pour l’évaluation de la Qualité de Vie. Pour le traitement statistique et l'analyse de données nous avons fait appel à la statistique descriptive et analytique/inferentiel et le traitement statistique des données a été effectué à travers le programme de statistique SPSS, version 10.0 (2001) pour Windows. De ressortir, comme résultats plus significatifs, les suivants : - L'âge, l'anxiété totale et extroversion sont indicateurs de la fonction physique ; Le niveau sócio-économique, âge anxiété cognitive et extroversion sont indicateurs de la performance physique ; l'anxiété cognitive, le temps d'hémodialyse, l'âge et le sens de responsabilité/ exigence sont indicateurs de la douleur; L'anxiété somatique, le temps d'hémodialyse, l’ extroversion et le support financier sont indicateurs de la santé générale ; L’ extroversion l’anxiété cognitive, l’âge et le support social total sont indicateurs de la vitalité ; Le support social total, l'Apgar familier, l'âge et l'anxiété somatique sont déterminants de la fonction sociale ; Le niveau socio - économique, l'âge et la maturité psychologique sont indicateurs déterminants de la performance émotionnelle; Le neuroticisme/stabilité est le seul indicateur de la santé mentale ; L'âge et l'anxiété totale sont indicateurs du changement de santé; Le niveau socio-économique, l'anxiété cognitive, l'âge et l’ extroversion se sont constitué indicateurs de la Qualité de Vie générale. Avec cette résultats plus significatifs, nous pensons qui c´est possible et nécessaire insert en les curricula scolaires, en le course supérieur of enfermer, une discipline de éducation émotionnel et de éducation de santé pour les patientes et pour les outres non malades, pour la orientation de leurs emotions e pour le donné une bonne Qualité de Vie générale.
description: Doutoramento em Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/10730
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