Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/10717
Title: | A interpretação da música japonesa para marimba |
Author: | Teixeira, Mário Jorge Peixoto |
Advisor: | Harper, Nancy Lee |
Keywords: | Música Música japonesa Interpretação musical |
Defense Date: | 2004 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Actualmente a música japonesa tem uma importância no mundo inteiro, que
não se pode ignorar, especialmente quando se trata de repertório para
Marimba.
Tendo como objectivo a realização do recital de música japonesa para
Marimba com uma interpretação o mais autêntica quanto possível, a pesquisa
realizada resultou no estabelecer de bases de conhecimento que podem guiar
o intérprete ocidental na prossecução deste propósito.
Para que se possa compreender o presente é necessário que conheçamos o
passado, assim, numa primeira parte será dada uma breve perspectiva
histórica do Japão, com o objectivo de facilitar a compreensão da forma como
os japoneses chegam ao Séc. XX em termos estéticos.
Numa segunda parte o conceito de “MA” e a noção de Beleza dos japoneses
são aqui também caracterizados.
Estes influenciam, sem dúvida alguma, a interpretação, pelo que, o
conhecimento destas formas de pensamento, é essencial para uma
abordagem desta música.
A técnica, os instrumentos, as salas de estudo usadas serão também factores
de influência numa possível caracterização da música japonesa?
Será marcante o papel das artes marciais na execução musical?
Qual a contribuição da doutrina Zen para o pensamento e artes japonesas?
São estas algumas das pistas e interrogações sobre as quais se tentará, ao
longo deste trabalho, conseguir uma maior elucidação.
Por fim, será mostrado no recital de música japonesa para Marimba como os
conceitos aqui estudados são aplicados na prática. Nowadays, Japanese music has become such an important part of contemporary music that we can not ignore it, especially when we are talking about Marimba repertoire. Having as a main goal a true and authentic performance of japanese music for Marimba, the present work proposes to establish a good basis of knowledge to guide western musicians. This work is divided into two main parts: historical and interpretative. In order to be able to understand the present we must know the past. In the first part, an overview of Japanese history will be presented with the objective of understanding how the Japanese progressed to the twentieth century aesthetically speaking. In the second part, the Japanese concepts of “Ma” and of “Beauty” will also be explained, because without a doubt they influence musical interpretation. As such, knowledge of these concepts and philosophy is fundamental to the correct performance of this music. Such questions and considerations will also be addressed as: “Are the techniques, the instruments, and the practice rooms that the Japanese use fundamental to the characterisation of their way of performing?” “Are the martial arts related to musical performance and if so, how?” “How does the doctrine of Zen contribute to the interpretation of Japanese art music?” Finally, a recital of contemporary Japanese works for Marimba will demonstrate the practical application of the proposed thesis. |
Description: | Mestrado em Percussão |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/10717 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.