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 A participação dos pais/EE na escola: que realidade...
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1071

title: A participação dos pais/EE na escola: que realidade...
authors: Balseiro, Luís Carlos Domingues
advisors: Martins, António Maria
keywords: Política educativa
Relações escola-família
Participação dos pais
Ensino básico
issue date: 2009
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O presente trabalho tem por objecto de estudo a relação escola-família e tem por finalidade compreender a participação dos Pais/EE na escola. Assim pretende contribuir para a compreensão da relação escola-família. Trata-se de um Estudo de Caso, realizado no Ano Lectivo 2008/2009, em duas escolas públicas, uma do 1º Ciclo e outra do 2º Ciclo, de um Agrupamento Vertical de Escolas, situado na Beira Litoral, envolvendo famílias e professores de alunos que frequentam o Ensino Básico (do 1º ao 6º ano de escolaridade). Os dados foram obtidos por recolha documental, inquérito por questionário e entrevista orientada. As conclusões apontam no sentido de que ainda há um longo caminho a percorrer para que a relação escola-família atinja um bom patamar. A abertura a um diálogo aberto, construtivo permitirá que as organizações escola e família reduzam os constrangimentos à participação desta, conforme o estabelecido quer na Lei de Bases do Sistema Educativo (1986) quer no novo regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário (2008). Há necessidade de se alterarem as práticas e as representações em que elas se ancoram, nunca descurando os interesses dos intervenientes. ABSTRACT: This study focuses on de relationship between family and school and aims at understanding the participations of parents or legal guardians in school. Thus it intends to be a contribution to the comprehension of the family-school relationship. A Case Study, developed in the School Year 2008/2009 in two public schools, a 1st Cycle and a 2nd Cycle school levels, was the object of our study. These schools belong to an Agrupamento Vertical de Escolas situated in the Beira Litoral region. It involved families and teachers of students that attend the Ensino Básico (1st to 6th This study has allowed us to conclude that there is yet a long way to go as far as the family-school relationship is concerned. graders). The data was obtained through documentary research, questionnaires and guided interview. A more intense and constructive dialogue between school organizations and families will reduce constraints to family participation as is proclaimed by the Lei de Bases do Sistema Educativo (1986) (Educational System Bill), the new Regime de Autonomia (Autonomy Regime), the Administração e Gestão dos Estabelecimentos Públicos da Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário (2008) (Administration and Management of Pre-school, Grammar and Secondary Public Schools). It is important to alter practices and the representations in which they root, never neglecting the interests of participants.
description: Mestrado em Ciências da Educação - Administração e Políticas Educativas
URI: http://hdl.handle.net/10773/1071
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UA - Dissertações de mestrado

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