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http://hdl.handle.net/10773/10556
Title: | Rocha, Filipe - Correntes Pedagógicas Contemporâneas |
Author: | Meireles-Coelho, Carlos |
Keywords: | Correntes pedagógicas contemporâneas História da educação Filosofia da educação Escola tradicional Escola nova |
Issue Date: | Jun-1990 |
Publisher: | Aletheia - Associação Científica e Cultural |
Abstract: | A pedido de vários professores e professores de futuros professores, perdidos uns e interiormente dilacerados outros, o Prof. Filipe Rocha tentou e conseguiu uma obra em que se vê uma perspectiva de conjunto e abertura para análises especializadas. Como obra de síntese, vai ao essencial sem interpretar nem sufocar. Como obra aberta à especialização, indica pistas e fornece uma bibliografia fundamental não só geral como temática e por autores. Na I Parte realça o confronto entre as grandes linhas da Escola Tradicional e da Escola Nova, caracterizando-as com rigor, objetividade e dinamismo. Na II Parte procura encontrar dez vectores que se reclamam e emanam da Escola Nova como se se tratasse de uma "pedra que, rolando pela encosta da montanha, provocasse o aparecimento de uma verdadeira avalanche de ideias, propostas, sugestões, iniciativas..." Na III Parte procura ver as grandes correntes pedagógicas numa dinâmica dialética em tese (Escola Tradicional) e antítese (Escola Nova) a pedirem uma síntese, para que dá uma preciosa contribuição na segurança equilibrada e equilibrante do rumo a seguir. Hoje coexistem nas nossas escolas diferentes correntes que não divergem tanto na importância e no conceito radical de criança ou nas metas e objetivos a atingir como nos métodos utilizados. Duas grandes preocupações estão explicitamente presentes nesta obra. Por um lado, o professor não pode ser um mero executante de técnicas e métodos de que se desconheçam razões e finalidades. Pelo outro, nenhum método pode ser julgado a priori, mas apenas depois de ter sido testado experimentalmente no âmbito da investigação pedagógica. E, subjacentemente, há um pressuposto: o fundamental é a educação, quer dizer, a construção do homem, ser humano, ser criança, ser adolescente, ser adulto, ser professor, ser em devir. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/10556 |
ISSN: | 0870-5283 |
Publisher Version: | http://www.rpf.pt/ |
Appears in Collections: | DEP - Recensão de livro/ artigo |
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1990 CPC.pdf | Correntes Pedagógicas Contemporâneas | 1.34 MB | Adobe PDF | View/Open |
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