Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10541
Title: L'amélioration de la réussite à l'enseignement de base
Author: Meireles-Coelho, Carlos
Keywords: melhoria do sucesso escolar
educação básica
school success
basic education
Issue Date: 1988
Publisher: Springer Verlag
Abstract: Os conceitos por vezes contraditórios de igualdade de oportunidades e de especialização seletiva para atividades profissionais, técnicas e científicas podem encontrar uma síntese dinâmica no modelo de sistema educativo organizado na perspectiva da educação permanente: numa educação básica que tem por finalidade principal permitir que cada um se realize plenamente e num ensino médio que prepare para a vida ativa e oriente para as profissões. Descreve-se um estudo longitudinal numa investigação-ação em que se experimentou tornar operatórios os critérios de sucesso em quatro turmas da educação básica pela adaptação do programa a cada aluno, em que se partia da experiência para o conhecimento, de modo a reduzir o insucesso de cerca de 35% para menos de 15%. Nas turmas experimentais seguia-se um sistema de programação-avaliação a partir da avaliação permanente do ritmo de aprendizagem de cada aluno, embora seguindo os objetivos e conteúdos indicados a nível nacional que eram avaliados semestralmente por provas de aferição. Nas classes experimentais o sucesso foi superior a 85% e nas classes de controlo foi inferior a 65%. Os resultados finais vão ser apresentados para apreciação académica.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/10541
ISSN: 0256-2928
Publisher Version: http://www.springer.com/psychology/journal/10212
Appears in Collections:DEP - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1988 EJPE.pdfamélioration de la réussite1.64 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.