Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/10541
Title: | L'amélioration de la réussite à l'enseignement de base |
Author: | Meireles-Coelho, Carlos |
Keywords: | melhoria do sucesso escolar educação básica school success basic education |
Issue Date: | 1988 |
Publisher: | Springer Verlag |
Abstract: | Os conceitos por vezes contraditórios de igualdade de oportunidades e de especialização seletiva para atividades profissionais, técnicas e científicas podem encontrar uma síntese dinâmica no modelo de sistema educativo organizado na perspectiva da educação permanente: numa educação básica que tem por finalidade principal permitir que cada um se realize plenamente e num ensino médio que prepare para a vida ativa e oriente para as profissões. Descreve-se um estudo longitudinal numa investigação-ação em que se experimentou tornar operatórios os critérios de sucesso em quatro turmas da educação básica pela adaptação do programa a cada aluno, em que se partia da experiência para o conhecimento, de modo a reduzir o insucesso de cerca de 35% para menos de 15%. Nas turmas experimentais seguia-se um sistema de programação-avaliação a partir da avaliação permanente do ritmo de aprendizagem de cada aluno, embora seguindo os objetivos e conteúdos indicados a nível nacional que eram avaliados semestralmente por provas de aferição. Nas classes experimentais o sucesso foi superior a 85% e nas classes de controlo foi inferior a 65%. Os resultados finais vão ser apresentados para apreciação académica. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/10541 |
ISSN: | 0256-2928 |
Publisher Version: | http://www.springer.com/psychology/journal/10212 |
Appears in Collections: | DEP - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
1988 EJPE.pdf | amélioration de la réussite | 1.64 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.