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 Sono-vigília na infância : conhecimentos dos educadores
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1048

title: Sono-vigília na infância : conhecimentos dos educadores
authors: Coelho, Sílvia Raquel Oliveira Pinto
advisors: Gomes, Ana Cardoso Allen
keywords: Activação do desenvolvimento psicológico
Sono
Crianças
Educadores de infância
issue date: 2009
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O sono tem uma importância vital para a saúde, influenciando o bem-estar físico e psicológico do ser humano. A não aquisição de hábitos de sono correctos no início da vida pode ter consequências durante o seu percurso. Um sono tranquilo contribui para um crescimento saudável influenciando a aprendizagem e o desenvolvimento da criança. Acresce que o enorme progresso verificado na investigação sobre o sono, não tem sido acompanhado dos mesmos avanços em termos de uma educação de sono. Assim, realizamos um estudo preliminar, junto de educadores de infância, com o objectivo de fazer um levantamento das concepções e necessidades de formação, relativamente ao ritmo de sono-vigília de crianças até aos 5 anos, tendo em conta o conhecimento actual sobre o sono. Foi utilizado um inquérito de auto-preenchimento que incluiu questões de caracterização sóciodemográficas, profissional e de formação, bem como um Questionário de Concepções sobre o Sono na Infância (Gomes et al., 2008) com 33 itens e escala de resposta de três pontos. Deste estudo fizeram parte 82 educadoras detentoras do grau de licenciatura (exceptuando 3 com bacharelato/ou seu equivalente), com idades entre os 23 e os 59 anos (M=37,89; DP= 5,8) e tempos de serviço entre 1 a 30 anos (M= 12,93; DP= 5,78), na sua maioria casadas/ em união de facto e com filhos. A maior parte das educadoras (61%) encontra-se presentemente a trabalhar na rede pública do pré-escolar, 31% no jardim-de-infância da rede privada e apenas 8,5% numa creche. A maioria das participantes afirmou que a formação inicial em educação de infância contemplou o sono das crianças (76%), considerou possuir conhecimentos suficientes sobre o sono das crianças (78%), procura informações sobre esta temática (76%), sendo que as revistas de divulgação foram dos meios mais referidos enquanto fontes de informação. Embora indiquem que os pais «raramente» as procuram para esclarecer dúvidas sobre o sono dos seus filhos, a maioria das educadoras considerou-se apta a dar-lhes resposta (72%). No Questionário de Concepções sobre o Sono na Infância encontrou-se uma pontuação total média de 23,5 (DP= 2,76) em 33 pontos. Constatou-se que existiam relações estatisticamente significativas entre o número de acertos verificados no questionário e os dados sócio-demográficos dos respondentes, nomeadamente: idade, tempo de serviço, estado civil e existência de filhos. Os grupos que obtiveram maior número médio de acertos foram os das educadoras solteiras, sem filhos, tendencialmente com menos tempo de serviço e mais jovens. Através da análise de respostas item a item, foi possível identificar os pontos fortes e as principais lacunas das educadoras relativamente ao sono das crianças. Os resultados obtidos apresentam, portanto, implicações em particular a nível da formação de educadores/professores.

Sleep is vital to health, influencing the physical and psychological well-being. The failure to acquire proper sleep habits early in life can have consequences. Sleep contributes to a healthy growth, influencing learning and child development. Moreover, the enormous progress made in sleep research has not been accompanied by the same advances in terms of a sleep education. Thus, we conducted a preliminary study with kindergarten/nursery school teachers, in order to make a survey of their knowledge and training needs concerning the sleep-wake cycle of children newborn to 5 years, according to the to the current scientific knowledge on sleep. We used a self-response instrument which included questions on demographic characteristics, items about practices and training issues concerning the children sleep-wake cycle, as well as a Questionnaire of Conceptions on the Sleep in the Childhood (Gomes et al., 2008) with 33 items, each rated on a three point scale. The sample consists of 82 educators with a degree course (excepting 3 with a bachelor degree/ or his equivalent), aged between 23 and 59 years (M = 37.89, SD = 5.8) and with professional experience between 1 to 30 years (M = 12.93, SD = 5.78), mostly married / unmarried couples with children. Most educators (61%) are currently working in public pre-school, 31% in private kindergarten, and only 8.5% in a day care center. The majority of the participants reported that their initial formation in childhood education covered the sleep of children (76%), considered to have sufficient knowledge about the children sleep (78%), seek information on this subject (76%), and magazines were among the most mentioned as sources of information. While indicating that parents 'rarely' seek their help to talk about theirs children sleep, most educators considered to be prepared to give appropriate answers to them (72%). In the Questionnaire of Conceptions on the Sleep in the Childhood it was found a total average score of 23.5 (SD = 2.76) in 33 possible points. Statistically significant relationships between the number of hits recorded in the questionnaire and sociodemographic characteristics of the participants were found, specifically: age, seniority, marital status and existence of children. The groups that had higher average number of hits were the single educators, without children, usually with less service time and of younger age. Through the analysis of responses on individual items, it was possible to identify the strong and weaknesses points of the educators’ knowledge about children sleep. The results therefore have implications, in particular in the training of educators/ teachers.
description: Mestrado em Activação do Desenvolvimento Psicológico
URI: http://hdl.handle.net/10773/1048
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