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 O género e o uso das tecnologias da comunicação no ensino superior público português: as questões de género na perceção e avaliação das tecnologias da comunicação usadas para suporte à aprendizagem
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/10466

title: O género e o uso das tecnologias da comunicação no ensino superior público português: as questões de género na perceção e avaliação das tecnologias da comunicação usadas para suporte à aprendizagem
authors: Morais, Nídia Salomé Nina de
advisors: Ramos, Fernando Manuel dos Santos
keywords: Ensino multimédia
Ensino superior: Portugal
Tecnologias da informação
Actividades de aprendizagem
issue date: 2012
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O processo de convergência europeu da educação superior, mais conhecido por Processo de Bolonha, tem promovido mudanças profundas ao nível do Ensino Superior (ES). Entre as várias diretrizes propostas, destaca-se a necessidade de se usarem Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), no sentido de promover uma participação mais ativa, participativa e autónoma dos estudantes nos processos de aprendizagem. No entanto, a escassez de estudos abrangentes não permite a construção de uma visão fundamentada do uso de Tecnologias da Comunicação (TC) ao nível do ES. Surge assim a necessidade de se identificar e caracterizar o uso de TC, numa tentativa de construir uma imagem atual sobre quais as TC que são usadas, em que contextos, com que finalidades e como é que o seu uso é percecionado pelos estudantes. A tese aqui apresentada tem, assim, como objetivo principal procurar contribuir para uma compreensão mais alargada do uso de TC no Ensino Superior Público Português (ESPP), partindo das perceções dos estudantes e dando especial enfoque ao estudo da influência do género na perceção e avaliação do uso dessas tecnologias para suporte à aprendizagem. Para a prossecução dos objetivos propostos e, tendo presente a questão de investigação, desenvolveu-se um estudo nacional de cariz descritivo e exploratório, tendo os dados sido recolhidos e tratados com recurso a métodos quantitativos e, posteriormente, interpretados de forma mais qualitativa. A recolha de dados decorreu entre 27 de outubro de 2010 e 11 fevereiro de 2011, período em que esteve disponível para participação um questionário online dirigido a todos os estudantes do ESPP. Durante este período foram levadas a cabo diversas ações de divulgação que visaram, sobretudo, fomentar uma participação elevada neste estudo, o que se traduziu num total de 2.207 respostas validadas. Apesar das limitações identificadas, considera-se que as conclusões deste estudo são significativas sobre as características da realidade atual sobre o uso de TC por parte dos estudantes do ESPP, no sentido em que existiu uma elevada participação no questionário, a maioria das IESPP estão representadas, bem como se identificam muitas semelhanças entre os participantes e o universo em estudo. Os resultados alcançados permitem, assim, conhecer as TC usadas pelos estudantes e identificar diferenças de género na perceção desse uso, com especial evidência na perceção das atitudes, benefícios e problemas, bem como nas atividades e competências para o uso de TC. Conclui-se, ainda, que os alunos reveem utilidade nas TC que utilizam, exprimem grande concordância em relação aos benefícios e têm uma perceção positiva face aos impactos associados ao uso dessas TC.

The European Higher Education convergence process, commonly known as the Bolonha Process, has promoted in-depth changes within this area of education. Among the several guidelines proposed, the need for the use of Information and Communication Technologies (ICT) is highlighted, as a way to promote a more active and autonomous student participation in the learning process. However, the lack of large-scale studies does not enable a sustained view of the use of Communication Technologies (CT) in Higher Education (HE). This drives the need for the identification and characterization of the use of CT, in the HE context, as an attempt to build an actual image of which CT are used, in what contexts, with what purposes and how its use is perceived by students. The thesis here by presented has, as its main goal the contribution to a broader understanding of the use of CT in the Portuguese Public Higher Education (PPHE) system, based on the students’ perceptions and with a special focus on gender influence and the evaluation of the use of CT as a learning aid. In pursue of the goal proposed and keeping in mind the research question, a descriptive and exploratory nationwide study was developed and its resulting data was collected and analyzed according to quantitative methods and afterwards interpreted in a more qualitative manner. Data collection was done between the October 27th, 2010 and February 11th, 2011, in which an online questionnaire was made available and a call for participation was open to every PPHE student. During that period of time various promotion actions took place with the objective of fomenting high participation in this study, which resulted in 2.207 valid responses. Despite the limitations identified, the conclusions of this study, concerning the use of CT by PPHE students, are considered significant due to the high number of answered questionnaires, the fact that the majority of PPHE are represented, and also due to the pinpointing of several similarities between the participants in the study and the universe under study. The results attained allow the identification of the CT used by students and gender differences in the perception of that same use, especially in regards to the attitudes, benefits and problems, as well as the activities and competences in the use of CT. It is also concluded that students find CT useful, widely agree in relation to its benefits and have a positive perception towards the impacts associated with their use.
description: Doutoramento em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais
URI: http://hdl.handle.net/10773/10466
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