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 Aprendizagem baseada em problemas em ciências da natureza do 2º CEB
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/10433

title: Aprendizagem baseada em problemas em ciências da natureza do 2º CEB
authors: Fulgêncio, Alexandra Catarina Santinho de Oliveira
advisors: Vieira, Rui Marques
keywords: Ensino das ciências
Estratégias da aprendizagem: Ensino básico 2º ciclo
Aprendizagem pela resolução de problemas
Motivação para a aprendizagem
issue date: 2012
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: É função da escola formar alunos literados cientificamente, incitando-os à compreensão das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, bem como ao estímulo de capacidades de Pensamento Crítico (PC). Uma das estratégias pedagógicas para a educação em Ciências apresentada para tal função é a Aprendizagem Baseada em Problemas [ABP]. Sob a sua orientação os alunos estão no centro do processo de aprendizagem, através de um trabalho colaborativo no qual procuram um objetivo comum - dar resposta a um problema. O professor, entre outros, terá de orientar e apoiar no trabalho o raciocínio do(s) aluno(s), sem lhes dar a resposta ao problema. É neste contexto que surge o presente estudo, que foi plasmado numa investigação-ação em uma turma do 6.º ano de escolaridade com 21 alunos. Com as três atividades desenvolvidas neste estudo e implementadas em sala de aula pretendeu-se averiguar: (i) se as capacidades de PC eram desenvolvidas nos alunos e se a (re)construção de conhecimentos científicos era efetivada; (ii) a forma como a estratégia foi vivenciada pelos alunos e (iii) quais os pontos fortes e dificuldades resultantes da operacionalização da estratégia ABP em aulas de Ciências da Natureza. Como instrumentos de recolha de dados usaram-se: (i) o diário do investigador; (ii) as fichas de trabalho respondidas pelos alunos e (iii) os questionários de autoavaliação dos alunos. Os dados foram sujeitos a uma análise de conteúdo e revelaram que através da aplicação de atividades, contextualizadas sob orientação da ABP, os alunos sentiram alguma dificuldade em trabalhar em grupo e a consciencializarem-se das suas fragilidades durante o momento de autoavaliação. Contudo, os resultados apontam a promoção de Capacidades de PC (como por exemplo: formular uma questão; analisar argumentos) e a (re)construção de conhecimentos científicos sobre a reprodução humana e a reprodução nas plantas (como por exemplo: a distinção entre a formação de gémeos mono e dizigóticos), ainda que de forma pouco aprofundada. As atividades de aprendizagem desenvolvidas neste estudo e que operacionalizam a ABP poderão apoiar, os professores, no desenvolvimento de práticas educativas promotoras de capacidades de PC dos alunos e na (re)construção de conhecimentos científicos.

The role of a school is to educate scientifically literate students, encouraging them to the comprehension of the relations between Science, Technology and Society, as well to the stimulus of the capacities of the Critical Thinking (CT), decision making and to the resolution of problems. One of the pedagogical strategies to the education in Science presented to such an end is the Problem Based Learning [PBL]. Under his orientation the students are at the center of the learning process, through a collaborative work in which they search a common objective, give an answer to the problem that triggered the learning process. The teacher, among others, must orientate the support in the work of reasoning of the student(s), without giving them the answer to the problem. It's in this context that arises the present study reflex, that was shaped into an action-inquiry in a 6 grade class of scholarship with 21 students. With the three activities implemented in the classroom it was intended examine: (i) if the capacities of CT were developed in the students and if the (re)construction of scientifically knowledge was effective; (ii) how the strategy was experienced by the students and (iii) what were the strengths and resulting difficulties of the operationalization of the strategy of PBL in a class of Nature Science. As instruments of data collection were used: (i) the researcher diary; (ii) worksheets presented to students and (iii) the students' self-assessment questionnaires. The data were subjected to content analysis and revealed that by implementing activities, contextualized under the orientation of PBL, the students had some troubles in working in groups and to get an insight onto their weaknesses during the moment of self-assessment. However, the results point to an increased capacities of CT (for example: formulate a question, analyze arguments) and the (re)construction of scientific knowledge about the human reproduction and the reproduction in plants (for example: the distinction between the formation of mono and dizygotic twins), albeit little depth. The learning activities used in this study could support the teachers, in developing educational practices that promote students' abilities of CT and (re)construction of scientific knowledge.
description: Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/10433
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