DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Dissertações de mestrado >
 Liderança transformacional na escola : estudo de caso sobre o Presidente de um agrupamento
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1037

title: Liderança transformacional na escola : estudo de caso sobre o Presidente de um agrupamento
authors: Barreto, Ângela Teresa Dias Vasconcelos
advisors: Costa, Jorge Adelino
keywords: Administração do ensino
Directores de estabelecimentos de ensino
Liderança
Representações mentais
issue date: 2009
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O presente estudo focaliza-se no estudo da liderança no caso específico de um Agrupamento Vertical de Escolas. Pretende-se compreender a forma como os docentes do Agrupamento percepcionam a liderança protagonizada pelo Presidente do Conselho Executivo, bem como o modo como essa mesma liderança é percepcionada pelo próprio. Optámos por uma investigação de carácter quantitativo. O instrumento de recolha de dados seleccionado foi o Multifactor Leadership Questionnaire (MLQ), da autoria de Bruce Avolio e Bernard Bass. Foi nosso objectivo aferir a incidência de comportamentos de liderança transformacional, transaccional e laissez-faire, por parte do Presidente do Conselho Executivo, de modo a contribuir para a discussão e reflexão acerca das lideranças em contexto escolar. No decorrer da dissertação, antes da apresentação dos resultados do estudo empírico, procederemos a uma revisão de literatura acerca da temática da liderança, dando especial enfoque à temática da liderança transformacional, e faremos uma breve abordagem à evolução da administração das escolas em Portugal. ABSTRACT: This essay focuses on the study of leadership in a specific case - Group of Schools. We aim to understand how teachers perceive the leadership of the Headmaster as well as how he perceives it himself. We have chosen a quantitative research method. The instrument selected for data collection was the Multifactor Leadership Questionnaire (MLQ) by Bruce Avolio and Bernard Bass. Our aim is to check the incidence of behavior of transformational, transactional leadership and laissez-faire, by the Headmaster, in order to contribute for discussion and reflection concerning leadership at school. Throughout the essay, before presenting the results of the empirical study, we present the literature on the subject of leadership, with particular focus on the theme of transformational leadership, and we briefly refer to the evolution of school administration in Portugal.
description: Mestrado em Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/1037
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
2009001318.pdf1.05 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2