DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Comunicação e Arte > DECA - Teses de doutoramento >
 Rede social de leitores e escritores juniores: portal Biblon: a integração social on-line como catalisador da leitura, criação, expressão e partilha
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/10351

title: Rede social de leitores e escritores juniores: portal Biblon: a integração social on-line como catalisador da leitura, criação, expressão e partilha
authors: Furtado, Cassia Cordeiro
advisors: Silva, Lídia de Jesus Oliveira Loureiro da
Silva, Armando Malheiro da
keywords: Bibliotecas escolares
Literatura infantil: Ensino básico 1º ciclo: Aveiro (Portugal)
Relação texto-leitor
Leitura recreativa
Escrita criativa
Comunicação multimédia
Portais Web
Redes sociais
Web 2.0
Interacção social
issue date: 2013
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Com enquadramento nas áreas de Ciência da Informação, Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação, o estudo em voga visa formular propostas para o uso de rede social on-line de literatura infantil, em torno da biblioteca, para a educação básica, fundamentadas na teoria de comunidades de prática. O estudo de caso recaiu sobre quatro escolas, do 1º ciclo, da Educação Básica, do Agrupamento de Escolas de Aveiro-Portugal, tendo como instrumento para o experimento o Portal Biblon. A análise dos dados permite afirmar que a leitura de livros on-line não está inclusa nas atividades habituais da comunidade escolar pesquisada e, assim, o aluno encontra-se sem referencial para inserir esta prática cultural em suas rotinas e momentos de ócio. O cenário escolar atual não estimula a confluências da prática da leitura literária e da escrita dos alunos com as redes sociais on-line. O estudo aponta que, em uma rede social on-line, o livro de literatura infantil tem o papel de interagente, agregando leitores, em interação, em torno de si e que nas redes sociais on-line tem-se a presença dos “mediadores sociais centrais” que propiciam reforço e sustentação das práticas de leitura, através do contágio e da influência social e são propulsionadores da estrutura e do dinamismo da rede. Como conclusão geral tem-se que os utilizadores do Biblon desenvolvem experiências de leituras e escritas através da interação social, por meio de práticas, rotinas, diálogos e atividades comuns construídas na rede. A interação dentro da rede influencia o uso das ferramentas e o aprendizado para manuseá-las ocorre com as práticas. Assim, os laços associativos e as reações individuais envolvendo a leitura conduzem à formação de rede social em torno dos livros e os comportamentos e as preferências dos atores motivam a leitura e a escrita. Dessa forma, o Portal Biblon configura-se como um instrumento para formação de rede social on-line em torno da literatura infantil.

This research focuses on the areas of Information Science, Information and Communication Technology and Education. The study aims to formulate proposals for the use of on-line social network of children’s literature, around the library, for elementary education, based on the theory of communities of practice. The case study was conducted in four elementary schools, called Agrupamento de Escolas de Aveiro-Portugal which were used as an instrument for the Portal Biblon experiment. Data analysis allows affirming that reading books on-line is not included in the usual activities of the school community therefore student has no reference to include this cultural practice into their routines and leisure time. The current school setting does not stimulate the confluences of the practice of literary reading and writing skills of students with social networks on-line. The study also shows that in a social network online, the book of children’s literature plays the role of interagent by aggregating readers, in interaction, around itself, and that in on-line social networks are present the “central social mediators” which provide support and reinforcement of reading practices, through contagion and social influence and are boosters of the structure and dynamics of the network. The current school setting does not stimulate the convergence between the practice of literary reading and writing skills of students on social networks on-line. Portal Biblon develops reading and writing experiences through social interaction, by practices, routines, common dialogs and activities built on the network. The interaction in the network influences the use of tools and learning to handle them takes place with the practice. So the social ties and individual reactions involving reading lead to the formation of social networking around books and the behaviors and preferences of actors motivate reading and writing. Thus, Portal Biblon configures itself as a training tool for social networking on-line around children’s literature. Finally, it is stated that Portal Biblon configures itself as an instrument for the formation of on-line social network around children’s literature.
description: Doutoramento em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais
URI: http://hdl.handle.net/10773/10351
appears in collectionsDECA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

files in this item

file description sizeformat
tese.pdf3.6 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2