Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/10332
Title: | A autonomia curricular no 1º CEB: a prática na organização escolar |
Author: | Grangeia, Catarina Marçal |
Advisor: | Ventura, Alexandre |
Keywords: | Administração do ensino Autonomia escolar Desenvolvimento dos currículos Ensino básico 1º ciclo |
Defense Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Este trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre a autonomia e a
organização escolar, tentando desmistificar o conceito de autonomia na gestão
curricular.
O estudo foca a particularidade do 1º Ciclo do Ensino Básico (1ª CEB) através
de um estudo de caso num agrupamento de escolas.
Num primeiro momento, apresenta-se o enquadramento teórico, constituído
pela abordagem dos conceitos de escola como organização, do currículo, da
autonomia na escola, estabelecendo níveis de autonomia para análise.
Num segundo momento, faz-se a descrição do estudo de caso, apresenta-se a
análise documental dos documentos do agrupamento, assim como se
exploram as entrevistas realizadas a informantes privilegiados, caracterizando
o agrupamento em estudo.
Na análise dos resultados, verifica-se que a autonomia ou ausência de
autonomia dos docentes na gestão curricular do 1ºCEB foca várias dimensões
(objetivos, planificação, conteúdos, manuais, atividades/recursos e avaliação),
enquadradas perante as diretrizes do Ministério da Educação e do
agrupamento de escolas. Além disso, salienta-se a responsabilidade, empenho
e dedicação dos docentes na sua prática diária, visando o sucesso dos alunos. This paper presents a revision on existing literature on autonomy and school organization, trying to demystify autonomy in curriculum management concept. This study focuses the particular of a primary school in a case study in a particularly grouping. At first there is the theoretical framework, formed by the approach of the concept of school as na organization, curriculum, school autonomy, establishing levels of autonomy for analysis. Secondly, there is a description of the study which presents the documentary analysis of the grouping documents, as well as the exploration of the interviews with keys informants, featuring the group under study. In the analysis of results, it appears that the autonomy of the teachers or lack of it in a primary school curriculum management focuses various dimensions (goals, planning, content, manuals, activities/resources and evaluation), framed against the guidelines of the Ministry of Education and groups of schools. Additionally it should be noted the responsability, commitment and dedication of teachers in their daily practice, aimed at the student sucess. |
Description: | Mestrado em Ciências da Educação - Administração e Políticas Educativas |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/10332 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
dissertação.PDF | 743.81 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.