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Title: Ensinos clínicos e desenvolvimento profissional do supervisor
Author: Coimbra, Vânia Maria Oliveira
Advisor: Rua, Marília dos Santos
Keywords: Supervisão
Enfermagem
Desenvolvimento profissional
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Os processos de supervisão de ensinos clínicos que têm vindo a acompanhar os percursos de formação em Enfermagem apresentam-se hoje no centro do debate, com a publicação pela Ordem dos Enfermeiros, do Modelo de Desenvolvimento Profissional. No decurso do ensino clínico, o enfermeiro supervisor, para além de assumir um papel fundamental no desenvolvimento profissional do estudante assume concomitantemente um papel de aprendente. Neste estudo pretendemos compreender as representações dos enfermeiros supervisores sobre o impacto da supervisão de ensinos clínicos no seu desenvolvimento profissional. Optamos por uma metodologia de abordagem qualitativa, através de um estudo de caso, com recurso às narrativas escritas e à entrevista semiestruturada dos atores. A análise dos dados recolhidos processou-se com o apoio do software WEBQDA. A categorização teve por base o modelo bioecológico de Bronfenbrenner e Morris (1998). Os resultados obtidos permitem-nos concluir que o processo de desenvolvimento profissional perspetivado com base no modelo bioecológico desvenda a singularidade de cada supervisor, a forma como se move e articula nos diversos contextos e ao longo do tempo, revelando a sua forma de ser, estar e agir, que o capacita para a introspeção e a análise reflexiva das práticas clínicas e supervisivas. Neste estudo, a tónica é colocada no supervisor em desenvolvimento, através do seu esforço individual de crescimento, ao sentir-se auto implicado com uma postura crítico-reflexiva, que lhe possibilita situar-se no mundo que o rodeia, consciencializando-se do lugar que ocupa e das intervenções que pode desempenhar de forma proactiva. Os atores do estudo situam-se num paradigma de inacabamento relativamente à formação e ao desenvolvimento profissional, assumindo que têm ainda muito para aprender. Esta aprendizagem é enriquecida no contacto com estudantes em ensino clínico. Estes acabam por ser um motor de desenvolvimento profissional do supervisor, uma vez que lhe possibilita ligar os conhecimentos mais atualizados, com outras formas de ver, de pensar e de agir, levando ao questionamento permanente das suas práticas, à auto e hétero-reflexão, à formação e à investigação. Deste processo resultam muitas vezes, metamorfoses que são reveladas quando os supervisores se constituem como agentes de mudança, (re)construindo os contextos com vista à melhoria contínua dos cuidados de enfermagem.
The supervision processes of clinical training that have been following the education in Nursing are presented today as the center of debate, with the Ordem dos Enfermeiros publication of the Professional Development Model. During the clinical training the supervisor nurse assumes not only the basic role in the professional development of the student but also the role of learner. In this study we intend to understand the representations of the supervisors on the impact of the supervision of clinical training in their professional development. We opted for a qualitative methodology through case study, with resource to the narratives and the semi-structured interviews with the actors. The collected data was analyzed with the support of software WEBQDA. The categorization was based on the bioecological model of Bronfenbrenner and Morris (1998). Results suggest that the process of professional development, viewed through the basis of the bioecological model reveals the uniqueness of each supervisor, the way he or she moves and articulates in different contexts and over time, disclosing their way of being and acting, which enables them to introspection and the reflective analysis of clinical practice and supervision practice. In this study, the focus is the supervisor - through their individual effort in growing and adopting a reflexive and self-critical stance, wich allows them to be aware of their surroundings, from the place where they stand to which interventions they can take part in. The actors of this study stand in the middle this paradigm of incompleteness towards their education and professional development - as it is assumed that there's so much more to learn yet. This learning experience is enriched through their contact with the students still in clinical training. This students become an engine for the supervisor's professional development, as they make it possible to be in touch with the most updated knowledge and new ways of thinking and doing - wich leads to increased self-reflection and interest in learning and investigation. Of this process often result metamorphoses that are disclosed when supervisors constitute agents of change, (re)building the contexts for the continuous improvement of nursing care.
Description: Mestrado em Supervisão
URI: http://hdl.handle.net/10773/10316
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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