Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10224
Title: Escrever contos, conhecer o mundo...
Author: Oliveira, Carina Ferreira de
Advisor: Pinho, Ana Sofia
Keywords: Prática pedagógica
Ensino da escrita: Ensino básico 1º ciclo
Expressão escrita: Contos
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A expressão escrita e a sensibilização à diversidade linguística e cultural são entendidas como áreas transversais, ou seja, áreas que devem fazer parte do processo de ensino-aprendizagem dos alunos, ao longo de todo o Ensino Básico. O presente trabalho, desenvolvido num dos contextos da nossa Prática Pedagógica Supervisionada, propõe que durante o 1.º Ciclo do Ensino Básico se recorra à redação de contos como um meio para a sensibilização à diversidade cultural e, simultaneamente, para o desenvolvimento da expressão escrita dos alunos. Com este trabalho pretendemos dar resposta à seguinte questão de investigação: Qual o contributo da abordagem do conto no desenvolvimento da competência de expressão escrita e da consciência da diversidade cultural de alunos do 2.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico?. Assim, com base nesta questão, delineamos os seguintes objetivos de investigação: compreender o desenvolvimento da competência de expressão escrita e da consciência da diversidade cultural de alunos do 2.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico; e compreender as potencialidades formativas do projeto didático desenvolvido. Partimos, neste intuito, de uma experiência da nossa Prática Pedagógica Supervisionada, e que consistiu no desenvolvimento de um projeto com características de investigação-ação, que aqui tratamos mais aprofundadamente. Os dados provenientes da implementação do projeto, e que serviram de base à nossa reflexão, foram recolhidos através da observação participante, da videogravação e de um inquérito por entrevista e questionário. Para proceder à sua análise, recorremos à análise de conteúdo, definindo categorias de análise que nos ajudaram a refletir mais criticamente sobre o projeto desenvolvido. Os resultados obtidos permitem concluir que a redação de contos, como um meio para a sensibilização à diversidade cultural, tem importantes contributos no desenvolvimento da competência de escrita dos alunos, bem como na promoção de espaços em sala de aula para que as crianças entrem em contacto com a cultura do Outro e, por outro lado, consigam integrar a diversidade cultural nas suas narrativas e escritos. Contudo, esta experiência mostra-nos que, como educadores, temos ainda muito trabalho a desenvolver nas áreas da expressão escrita e da sensibilização à diversidade cultural, sendo importante perceber como podemos gerir o currículo por forma a proporcionarmos às crianças aprendizagens mais integradas.
The writing and awareness of linguistic and cultural diversity are seen as cross-cutting, areas that should be part of the process of teaching and student learning throughout the Primary School. The present study was developed in the contexts of our Supervised Teaching Practice, proposes that during the 1st cycle of basic education is resorted to writing short stories as a means to raise awareness of cultural diversity and simultaneously to the development of students’ writing. With this work we intend to answer the following research question: What is the contribution of the approach of the tale in the development of writing competence and awareness of cultural diversity of students in 2nd year of schooling 1st cycle of basic education. So based on this issue, we outlined the following objectives of research: understanding the development of consciousness within the competence of writing and awareness of cultural skills of written expression and awareness of cultural diversity of students in 2nd year of schooling 1st cycle of basic education, and understand the potential formation of didactic project developed. We follow this order, an experience of our Supervised teaching Practice, and that was the development of a research project with action features, here we deal further. Data from project implementation, and which formed the basis for our analysis were collected through participant observation, video recording and an interview survey and questionnaire. To perform the analysis, we used the content analysis, defining categories of analysis that helped us to think more critically about the project developed. The results obtained indicate that the writing of short stories as a means to raise awareness of cultural diversity, has important contributions in developing the writing skills of students as well as promotion of space in the classroom so that children come into contact with the culture of the Other and, moreover, able to integrate cultural diversity into their narratives and writings. However, this experience shows us that, as educators, we still have much work to be done in the areas of writing and awareness of cultural diversity, it is important to understand how we can manage the curriculum for the children attempt to provide more integrated learning.
Description: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/10224
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação.pdf5.68 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.