DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Dissertações de mestrado >
 Educação de infância : representações sociais em Oliveira do Bairro
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1019

title: Educação de infância : representações sociais em Oliveira do Bairro
authors: Silva, Lisa Gomes da
advisors: Martins, António Maria
keywords: Ciências da educação
Educação pré-escolar
Educação das crianças
Família
issue date: 2008
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A educação das crianças mais novas não tem hoje como único responsável a família tradicional, uma vez que surgiram novas formas de organização de vida familiar e se têm criado instituições educativas para dar resposta às necessidades da família. Assim, a educação de infância teve, nos últimos tempos, uma expansão e visibilidade que a fizeram passar de mera guarda de crianças a primeira etapa de educação básica. Esta transformação é presentemente tema de constante debate e reflexão, sobretudo no que tem a ver com a redefinição das suas funções, e na representação social que os outros agentes educativos e a comunidade em geral têm da educação de infância. É nesta vertente que o nosso estudo se baseia, pretendendo-se conhecer e compreender a educação de infância, quais as suas funções e suas representações sociais na comunidade educativa de Oliveira do Bairro. ABSTRACT: Nowadays, no longer is the traditional family responsible for young children´s education seeing that new organization forms of family life emerged and educational institutions have been created to respond to family necessities. In this manner, childhood education has lately had a vast expansion and visibility that has transformed it from being considered purely child guardian to the first step of basic education. This transformation is a constant theme of debate and reflection, especially about redefining its functions and social representations that other educational agents and community in general have about childhood education. Our study is based on this and pretends to know and understand childhood education, what are its functions and social representations among the educational community of Oliveira do Bairro.
description: Mestrado em Ciências da Educação - Formação Pessoal e Social
URI: http://hdl.handle.net/10773/1019
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
2009000339.pdf2.28 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2