Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10186
Title: Films and destination image: when violence is based on history
Other Titles: Filmes e imagem de destinos: quando a violência é baseada na história
Author: Araújo, Arthur Filipe Barbosa de
Advisor: Loureiro, Sandra Maria Correia
Keywords: Gestão do turismo
Turismo: Marketing
Cinema: Aspectos sociais
Comportamento do consumidor
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho visa aferir os efeitos de filmes com roteiros negativos na imagem dos destinos neles mostrados. Para isto, o caso do filme “Cidade de Deus” e da imagem do Brasil enquanto desitno foi adotado. De modo a cumprir tal objetivo, o filme foi exibido em sessões fechadas, nas quais os participantes foram solicitados preencher um questionário antes e um depois de assití-lo. Os resultados demonstram que os efeitos do filme na imagem do destino são maioritariamente negativos. Porém, o filme aumentou as intenções de visita para pequeno grupo de participantes, casos nos quais as paisagens mostradas foram o elemento mais relevante. Conclui-se que filmes com roteiros negativos tendem a tornar as avaliações dos espectadores sobre o destino em geral mais negativas, inclusive nos aspetos não diretamente relacionados ao filme. A idéia de que mesmo filmes com com conteúdo negativo podem ser vantajosos para a atração de segmentos específicos também é corroborada. Os resultados também demostram a necessidade de mais estudos empíricos sobre a influencia de filmes com roteiros negativos nos destinos mostrados, como o seu efeito de longa duração na imagem destes destinos.
The present work aimed to assess the effects of films with negative plots on the image of the destinations they depict. For that purpose, the case of City of God and the image of Brazil were adopted. In order to fulfill that goal, the film was screened in closed sections in which participants were solicited to fill out one questionnaire before and one after seeing the film. The results show that the film’s effect on the destination’s image was mostly negative. However, for a group of viewers the film increased intentions to visit the country, in which cases the landscapes depicted were the most relevant factor. It is concluded that negative plot films tend to turn viewers’ evaluations generally more negative, including on the aspects not directly related to the film. Also, the idea that even films with negative plots may be advantageous in attracting certain specific segments was corroborated. The results also call for more empirical studies within the influence of films with negative plots on the depicted destinations, like their long-lasting effect on the destination image.
Description: Mestrado em Gestão
URI: http://hdl.handle.net/10773/10186
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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