Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10185
Title: Os padrões no ensino e aprendizagem da Álgebra
Author: Vale, Isabel
Palhares, Pedro
Cabrita, Isabel
Borralho, António
Issue Date: 2006
Publisher: SPCE - Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Abstract: A competência em álgebra é bastante útil para o estudante na sua vida de todos os dias e para prosseguimento de estudos. Deste modo, todos devem aprender álgebra (NCTM, 2000). No entanto, o seu estudo está fortemente ligado à manipulação simbólica e à resolução de equações. Mas a álgebra é mais do que isso. Os alunos precisam de entender os conceitos algébricos, as estruturas e princípios que regem as manipulações simbólicas e como estes símbolos podem ser utilizados para traduzir ideias matemáticas. Muitos desses conceitos algébricos podem ser construídos partindo das experiências com números; contudo a álgebra também está fortemente ligada à geometria e ao tratamento de dados. Vários investigadores (e.g. Herbert e Brown, 1997; Orton e Orton, 1999) e organizações (e.g. NCTM, 1991, 2000) começaram a defender que a exploração de padrões ajuda os alunos a desenvolver as suas capacidades de raciocínio algébrico. Os padrões e as regularidades desempenham um papel importante no ensino da matemática, sobretudo a partir do trabalho de Lynn Steen (1988) quando chamou à matemática a ciência dos padrões. Com base nesta perspetiva iremos abordar o ensino e aprendizagem da álgebra partindo da procura e identificação de padrões.
URI: http://hdl.handle.net/10773/10185
ISBN: 972-8614-07-1
Publisher Version: www.apm.pt
Appears in Collections:CIDTFF - Capítulo de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
(2006) Os Padrões no Ensino e Aprendizagem da Álgebra.pdf216 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.