DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Dissertações de mestrado >
 O fenómono das explicações : oferta, procura e implicações no 12º ano em estudo de caso
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1012

title: O fenómono das explicações : oferta, procura e implicações no 12º ano em estudo de caso
authors: Silveirinha, Teresa Isabel Lousada
advisors: Costa, Jorge Adelino
keywords: Administração do ensino
Sucesso escolar
Ensino privado
issue date: 2007
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Nas últimas décadas tem-se assistido a um crescimento muito relevante das explicações por todo o mundo. Portugal não foge a esta regra. O fenómeno das explicações é complexo e está directamente relacionado com a crescente importância que tem sido dada à educação. Dado o impacto muito significativo que tem no próprio sistema educativo, na vida dos alunos, dos professores, dos explicadores, e na própria sociedade, deve ser observado e analisado pelos intervenientes no processo de ensinoaprendizagem. O presente estudo visa contribuir para o conhecimento das explicações em Portugal através da caracterização do fenómeno num determinado contexto geográfico; visa, também, identificar as razões que levam tantos estudantes a recorrer a explicações e tantos profissionais a leccionarem-nas; procura ainda estabelecer uma correlação entre as explicações e o sucesso escolar. O estudo de caso foi a opção metodológica da autora para descrever e analisar o fenómeno. ABSTRACT: School-level tutoring has increased significantly around the world in recent decades. This has also been the case in Portugal . The phenomenon is a complex one and it is directly related to the increasing importance given to education. Given the impact it has on the Educational System and on the lives of school teachers, tutors and students, as well as society in general, this phenomenon needs to be observed and analysed by those involved in the teaching-learning process. This study aims to contribute to our understanding of tutoring in Portugal through a localised description, focused on a specific geographical context. This study also seeks to identify the reasons why so many students resort to tutoring and so many professionals offer it. It also tries to establish a connection between tutoring and school achievement rates. A case study-based methodological approach was used to investigate and analyse the phenomenon.
URI: http://hdl.handle.net/10773/1012
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
2008000841.pdf1.24 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2