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 Avaliação do desenvolvimento pessoal e social dos 0 aos 3 anos
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1011

title: Avaliação do desenvolvimento pessoal e social dos 0 aos 3 anos
authors: Pinho, Ana Mafalda de Castro e
advisors: Brás, Maria de Lurdes Mendes Rocha Cró
keywords: Desenvolvimento das crianças - Teses de mestrado
Papel da escola
Desenvolvimento das crianças - Educação pré-escolar
Avaliação do comportamento
issue date: 2008
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Nesta investigação pretendemos estudar a avaliação do desenvolvimento pessoal e social de crianças dos 0 aos 3 anos em creche a partir de grelhas de observação que construímos com base em Bluma et al. (1994), Rigolet (2000), Gleitman et al. (2003), Doan-Sampon et al. (1999) e Cró (1994), que validámos na fase inicial do trabalho com educadoras de infância que trabalham em creche. Procuramos, também, contribuir para a clarificação da relevância de uma proposta pedagógica (currículo) para a creche atendendo, portanto, à qualidade desse contexto e às suas funções: guarda e educativa. Assim, a adequação e regulação da prática pedagógica a cada criança e ao grupo passa, não só, pelo cumprimento de um currículo adaptado aos interesses e necessidades de cada criança, mas também, pelo acompanhamento regular individualizado das mesmas. As grelhas de observação/avaliação, um dos vários instrumentos de avaliação, possibilitam ao educador de infância realizar um acompanhamento mais próximo, registar a informação recolhida, organizála e, dessa forma, adequar o processo educativo. A importância da avaliação é destacada por diversos autores de entre os quais Brazelton e Chamar (1989) que constatam que quanto mais pequena é a criança mais necessidade tem de avaliações ininterruptas. ABSTRACT: With this research we intend to study the assessment of the personal and social development of 0 to 3 year-old children, according to the observation and evaluation tables created based on Bluma et al. (1994), Rigolet (2000), Gleitman et al. (2003), Doan-Sampon et al. (1999) and Cró (1994). In the preliminary stage of the research, these tables were valid by young children caregivers who work at day-care centers. The objective of this research is to contribute with an educational proposal of a curriculum for day-care centers, not only to provide them quality but also to there functions: child guardian and educational. This way, the appropriate educational practice for each child will be focused not only on a curriculum designed to meet the needs and interests of each one, but also on a regular and individualized support for each child. The observation and evaluation tables created by children caregivers to observe the children are one of the many methods used to assess individuals. It enables them to provide a more efficient assistance to the children, it allows a closer follow-up on each child, it enables to gather more information and last but not least, it facilitates the education process. The importance of children assessment is supported by many authors such as Brazelton and Chamar (1989). They defend that the younger the child is the higher are its needs of a continuous and rigorous assessment.
description: Mestrado em Ciências da Educação - Formação Pessoal e Social
URI: http://hdl.handle.net/10773/1011
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