DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Dissertações de mestrado >
 Sentido social das pós-graduações após a ruptura profissional docente
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1008

title: Sentido social das pós-graduações após a ruptura profissional docente
authors: Gomes, Maria Fernanda Jesus Martins
advisors: Pereira, Anabela Maria de Sousa
keywords: Administração do ensino
Pós-graduação
Pós-graduação
Pessoas de meia idade
Investigação educativa
issue date: 2005
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O presente trabalho tem como objectivo estudar a crise da meia idade na actividade docente e a realização de estudos de pós-graduação, como estratégia para superar essa crise, passando pelo apuramento dos vários sentidos sociais que se atribuem às pós-graduações. A amostra foi constituída com 139 professores do 2º, 3º ciclo e ensino secundário. Como instrumentos de avaliação, foram utilizados o Inventário de Burnout (MBI de Maslach, adaptado de Mota- Cardoso et al.2002) e um questionário tipo Likert, criado pelas autoras para identificação das causas que levam os professores à realização de pós graduação e das crises na carreira docente. Os resultados indicaram que os professores portugueses apresentam elevados níveis de burnout. Dos factores que levaram os docentes à procura de pós-graduação salientam-se: a elevação do estatuto profissional; a promoção da auto estima e de auto realização; a procura de uma identidade profissional e um maior distanciamento da actual situação docente (daquilo que os faz sofrer). Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os docentes com e sem pós-graduação, sendo os primeiros os que apresentam uma visão mais positiva de si e têm uma identidade profissional mais valorizada. São referidas algumas implicações deste estudo, especificamente a necessidade de se apostar na formação contínua de professores a nível das pós-graduações, como estratégia promotora de valorização docente, bem como evitar as crises e exaustão dos professores. ABSTRACT: The objective of the present work is to study the middle-age crises in the teaching activity and the accomplishment of post-graduation studies, as a strategy of surpassing it. The sample is made up of 139 teachers working from 5th to 12th year. The Inventory of Burnout (MBI of Maslach, adapted of Mota- Cardoso et al. 2002) and a Likert type questionnaire, created by the authors, have been used as assessment instruments to identify the causes which lead teachers to attend post-graduation courses and the crises in the teaching career, The results show that Portuguese teachers present high levels of burnout and some of the factors that lead them to continue studying are the search of a higher professional status, the promotion of self-esteem and selfaccomplishment, the search of a professional identity and also to establish a greater distance from the present teaching situation which has mainly caused them suffering. Significant statistical differences between professors with and without post-graduation studies have been found, and they show us that those who have carried on with their studies present a more positive perspective of oneself and also have a more valuable professional identity. Some implications of this study are specifically related to the need of investing in the continuous formation of educators, as well as in the level of post-graduation courses, as a promotional strategy of teaching valuation, and preventing teachers from burnout, crises and exhaustion.
description: Mestrado em Análise Social e Administração da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/1008
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
2008000437.pdf1.65 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2