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 A participação dos pais na avaliação do desempenho docente
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1007

title: A participação dos pais na avaliação do desempenho docente
authors: Mendonça, Marília Augusta Ferreira de
advisors: Arroteia, Jorge de Carvalho
keywords: Administração escolar
Organização escolar
Relações escola-família
Professores
Avaliação de desempenho
issue date: 2007
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O presente estudo pretende aprofundar a problemática da participação dos pais na avaliação do desempenho docente. Enquadramos esta temática na evolução histórica da escola e sua abordagem científica, estudando a escola como organização específica. Fazemos referência à participação dos pais na escola, tendo por base a escola pluridimensional e sua função socializadora. Destacamos, ainda, a avaliação do desempenho docente e representações dos professores. Para este estudo, foi formulada uma questão que serviu de fio condutor ao longo de todo este processo e à qual tentámos dar resposta: · Quais as representações dos professores face à participação dos pais e encarregados de educação na avaliação do desempenho docente? Neste sentido, desenvolveu-se a presente investigação que aponta os seguintes objectivos: 1. Avaliar a receptividade dos professores à participação dos pais e encarregados de educação na avaliação do desempenho docente; 2. Analisar as relações entre as variáveis independentes, vistas singularmente, e as atitudes face à mudança proposta. A fim de responder a tal questão, foi traçado um plano de investigação que pretende verificar as relações entre um conjunto de variáveis independentes (género, idade, nível de ensino, situação profissional, tempo de serviço no ensino e grau académico) e a variável que tomamos como dependente – a receptividade dos professores à participação dos pais e encarregados de educação na avaliação do desempenho docente, ou seja, as atitudes mais ou menos favoráveis que os professores adoptam face à mudança proposta. Propondo-se estes objectivos, foi desenvolvida uma investigação do tipo quantitativo, dirigida a docentes de um concelho do litoral centro, que reflecte sobre as atitudes dos professores face à participação dos pais e encarregados de educação na avaliação do desempenho docente, voltada para a compreensão e a predição dos fenómenos através da formulação de hipóteses sobre as relações entre variáveis. Em termos metodológicos, a investigação desenvolveu-se de acordo com um plano empírico e comparativo, apoiando-se nos dados colhidos numa escala de atitudes, adaptada e validada para o efeito. Desta forma, constata-se, de facto, que, dos resultados obtidos, os docentes ainda estão pouco receptivos à participação dos pais e encarregados de educação na avaliação do desempenho docente. Os resultados fornecem algumas pistas válidas para reflexão e problematização das temáticas abordadas. ABSTRACT: The aim of this study is to go deeper into the problematic issue of parent participation in teacher evaluation. We shall put this theme in the context of the historical evolution of school and its scientific approach, studying school as a specific organisation. We shall make reference to parent participation in school, having as its basis the pluridimensional school and its social function. We shall also highlight teacher evaluation and teaching staff representation. For this study a question was raised which served as the guiding principal throughout all this process and one for which we have tried to find an answer: · What are the teacher representations in the face of parent or guardian participation in the evaluation of teaching staff? Therefore, this research was developed which has the following aims: 1. To evaluate how receptive teachers are to parent/guardian participation in teacher evaluation; 2. To analyse the relationship between the independent variables, viewed individually, and the attitudes in the face of proposed change. In order to respond to such a question, a research plan was drawn up with a view to checking the relationships between a set of independent variables (gender, age, educational qualifications, teaching grade, length of service in teaching and academic level) and the variable which we take as being dependent: the degree in which teachers are receptive to the idea of parent/guardian participation in teacher evaluation, or in other words, the attitudes, be they more or less favourable, which teachers adopt in the face of the proposed change. With these aims in mind, a research of a quantitative nature was conducted using a sample of teachers from a council situated in the centre of Portugal’s seaboard, which reflects on the attitudes of teachers in the face of parent/guardian participation in teacher evaluation, and tries to understand and speculate about the phenomenon through the formulation of hypothesis regarding the relationship between the variables. In methodological terms, the research was carried out in accordance with an empirical and comparative plan, supported by data collected on a scale of attitudes, adapted and validated for the purpose. In this way, from the results obtained it can be seen that teachers are still not very receptive to the idea of parent/guardian participation in teacher evaluation. The results provide us with some issues worthy of consideration and thought.
description: Mestrado em Análise Social e Administração da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/1007
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
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