Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/10015
Title: | Facebook e os consumidores portugueses |
Author: | Rocha, Tânia Michel Monteiro da |
Advisor: | Amaral, Irina Adriana Saur |
Keywords: | Gestão Consumidores Redes sociais Comunidades virtuais |
Defense Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O objectivo da elaboração desta dissertação prende-se pelo facto de
actualmente a internet ser uma ferramenta obrigatória tanto para o mais
comum do cidadão , como para a mais pequena empresa.
As redes sociais online são consideradas uma nova forma de comunicação,
uma vez que estas contam com um grande número de
utilizadores/consumidores, o que facilita a propagação da imagem de uma
marca.
As redes sociais já têm o seu lugar marcado no quotidiano dos consumidores,
mas o mesmo não acontece ao nível organizacional.
O presente estudo tem como finalidade mostrar as potenciais vantagens do
uso das redes sociais por uma empresa através do estudo do comportamento
do consumidor.
A investigação realizada começou pela revisão bibliográfica baseada em
artigos científicos sobre a temática das redes sociais e do consumidor inserido
nas redes sociais. Após a revisão bibliográfica foi criado um modelo conceptual
de teor quantitativo..
Os resultados obtidos demonstram que os consumidores consideram que as
redes sociais permitem acompanhar as marcas de que gostam, com vista a
conseguir obter novidades dessa mesma marca.
O presente estudo abre assim caminho para o gestor pensar nas vantagens
em ter as redes sociais no seu plano de marketing. The purpose of preparing this dissertation concerns the fact that the internet is now a mandatory tool for both the most commom citizen, as for smaller company. Online social networks are considered a new form of communication, since they have a large number of users/consumers, which facilitates the spread of brand image. Social networks already have their place marked on the daily lives of consumers, but the same does not happen at the organizational level. The present study aims to show the potential advantages of the use of social networks by a company through the study of consumer behaviour. The investigation began with a literature review, based on articles and scientific papers on the topic of social networking and consumer inserted in social networks. After literature review was created a conceptual model of an actual quantity. The results show that consumers believe that social networks to keep pace with the brands they like, in order to obtain news of the same brand. This study opens the way for the manager to think of the advantages in having social networks in your marketing plan. |
Description: | Mestrado em Gestão |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/10015 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEGEIT - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
dissertação.pdf | 2.26 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.